Publicidade

Nomes Masculinos com Q – dos mais populares, aos mais ousados

A partir do momento da descoberta da gravidez, o nome do bebê já é um dos principais assuntos entre os pais. Por ser uma tarefa extremamente particular, a escolha do nome do seu filho precisa ser feita de maneira civilizada, garantindo respeito com o nome do futuro herdeiro, além de que o casal deve concordar com a escolha.

Publicidade

Publicidade

O nome do bebê pode se tornar um peso no futuro, por isso, busque sempre decidir dentro do bom senso, sem perder a originalidade e a diferenciação. Você pode ouvir sugestões de familiares, cortar nomes por falta de afinidade, mas o que não pode é esquecer que quem irá carregar o nome será o seu filho, não você.

Publicidade

Significado dos principais nomes masculinos com letra Q

Significado do nome com a letra Q
Publicidade

Entendeu a importância da escolha do nome? Isso vale principalmente em casos em que o nome é diferente, já que ele será a identidade do menino. Preze pela pronúncia, pela facilidade na escrita e nos possíveis apelidos dentro do ambiente escolar entre outros fatores.

Uma opção para optar por um nome apropriado é fazer uma pesquisa sobre qual é o significado daquela palavra, pois todo nome possui um significado, uma origem. Saiba qual é para conversar com seu (sua) parceiro(a)!

Publicidade

Publicidade

Com a letra Q, encontramos nomes bem exóticos e distintos, valendo a pena analisar cada um deles, procurando os seus significados e a sua origem. Veja só:

Quemuel

Quemuel é um nome de origem hebraica e define alguns personagens na Bíblia. Seu significado está relacionado com a “consagração de Deus”, “ajudante de Deus” ou “estabelecido por Deus”.

Outras fontes ainda apontam que Quemuel pode significar “Deus está subindo”, com qum, querendo dizer “para subir” e El que designa “Deus”.

Existe a variante com “k”, “Kemuel”, além de “Kemuël” que é uma forma holandesa do nome.

Quintino

Quintino vem do Latim quintus, que significa “quinto”. Isso quer dizer que este nome tem como ideia “o quinto filho”.

Publicidade

Publicidade

Na Inglaterra, Quintino teve seu surgimento no século XI, mas com a variação Quentin, enquanto que em Portugal tinha documentos com este nome datados dos séculos XVII e XVIII.

Dentre as personalidades com este nome, é possível destacar Quintino Bocaiúva, que foi um político e jornalista brasileiro, muito conhecido por ter atuado no processo da Proclamação da República.

Quirino

Significa “aquele que luta com a lança”, vindo do Latim quirinus. Dessa forma, pode-se dizer que Quirino é um homem guerreiro, que luta por seus objetivos.

Na mitologia romana, Quirino foi uma antiga divindade, que representava o Estado. È possível, ainda, encontrar a variante Querino na Língua Portuguesa, além de opções de nomes compostos, tais como João Quirino e Pedro Quirino.

Queiroz ou Queirós

Queiroz (ou sua outra variação: “Queirós”) significa “mais forte” ou “pedra”, originário do grego. Este nome é bem mais comum como sobrenome, que começou a ser utilizado em Portugal, durante o século XVI.

Publicidade

Publicidade

De início, Queiroz foi o sobrenome de uma família nobre de Câmara de Lobos, divisão administrativa da Região Autônoma da Madeira.

Quincas

Quincas é um hipocorístico de Joaquim, isto é, é uma forma carinhosa do nome Joaquim.Para tanto, a origem de Quincas é a mesma que Joaquim, do Hebraico yehoakim, que quer dizer “Jeová disporá”. Quincas é, muitas vezes, entendido com o seguinte significado: “o elevado de Deus”.

Quevedo

Quevedo é um nome de origem espanhola, tendo como significado uma localização geográfica, isto é, “de Quevedo” ou “vindo ou natural de Quevedo”.

Na realidade, o local tem o nome de Queveda, uma pequena vila na Espanha, pertencente à província de Cantábria.

Quintana

O nome Quintana vem do Latim Quintana e se aplica a um “pequeno mercado no acampamento”. Para muitos etimologistas, Quintana tem como significado “casa de campo”.

Publicidade

Publicidade

Assim como Queirós (Queiroz), Quintana é bem comum como sobrenome. Um exemplo é Mário Quintana, poeta, tradutor e jornalista brasileiro.

Querubim

Como se pode imaginar, Querubim é de origem hebraica, de keroubh, que denomina determinada ordem de anjos, possivelmente derivado do Acadiano karubu, que quer dizer “gracioso” ou “aquele que abençoa”.

Dessa maneira, Querubim significa “abençoado”, “puro”, “divino”. É possível, também, traduzir como “anjo”.

Na Bíblia, Querubim são os seres celestiais que estão na presença de Deus, tidos como seus mensageiros.

Quinn

De origem gaélica, Quinn tem como significado “sábio ou rei”. Bem popular na Holanda, existe, também, a variação Quin, com apenas um “n”.

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.