Publicidade

Nomes Masculinos com X: dos mais populares, aos mais ousados

Publicidade

Os pensamentos já voam para os nomes que podem ser escolhidos para o bebê, quando você descobre uma gravidez. Mas aí, a oferta de nomes assusta e a decisão torna-se cada vez mais difícil – qual é a importância do nome para o seu filho?

Publicidade

Comece a ponderar sobre as alternativas que tanto o pai quanto a mãe mais gostam, não se renda a modismos e considere a simplicidade. Seu filho, provavelmente, vai preferir um nome mais que não seja tão excêntrico ou que provoquem bullying no futuro.

Publicidade

Significado dos principais nomes masculinos com letra X

Publicidade

Valorizar o nome que você escolheu é optar por aquele que você gosta e acredita que combina com o seu bebê. Para isso, você pode associá-lo à origem e ao significado dos nomes, ou seja, descobrir como foi o surgimento do nome e o que aquela palavra quer dizer.

Os nomes para meninos que começam com a letra X, por exemplo, são praticamente raros. Você pode achar impossível de encontrar alguém hoje em dia com um nome com tal letra, porém é importante que você conheça as alternativas e os significados!

Publicidade

Publicidade

Vamos lá?

Xavier

Para iniciar a lista, há o nome Xavier, de origem basca, proveniente de etxeberri -, que significa “casa nova”.

Xavier é um topônimo, isto é, é um nome próprio, dado por meio da denominação de um determinado local, que, nesse caso, seria da vila de Xavier, em Navarra.

O missionário São Francisco Xavier recebeu esse nome justamente por ter nascido no castelo desta vila.

Ximenes

Ximenes, provavelmente,tem origem espanhola, um patronímico de ximeneou ximon, que seria o mesmo que Simón (Simão, em português).

Nesse caso, Ximenes quer dizer “filho de Simão”. Levando-se em conta a origem, entende-se que ele vem do Grego símos, que quer dizer “achatado, rombudo”.

Publicidade

Publicidade

Por ser um nome hebraico, Simão é tido como “aquele que ouve” ou “ouvinte”.

Outra teoria é que Ximenes teria origem na palavra vasca eiz-mendi, que significa “fera da montanha”.

Xamã

Xamã pode ser uma opção incomum de nome para o seu bebê, porém merece o destaque, por conta do seu significado. Possivelmente, o nome tenha origem do Chinês shamen, que significa “monge budista”.

Em uma tribo, o xamã é o sacerdote – aquele indivíduo que tem a capacidade de realizar magias, para atingir a cura ou mesmo prestar adivinhações. De forma geral, ele tem grande conhecimento sobre as plantas, as pedras e a ecologia espiritual (seres da natureza).

Xande

Xande (e ainda pode-se encontrar a forma “Xandy”, com “y” no final) é a forma diminuta ou mesmo o apelido de Alexandre.

Publicidade

Publicidade

Por isso, esse nome tem a origem do Grego aléxandros, que vem de aléxo, significando“afastar, proteger, rechaçar”, mais anér, que quer dizer “homem”.

Ou seja, Alexandre, assim como Xande, tem como significado geral “protetor dos homens”, “o que repele os inimigos” ou “defensor da humanidade”.

Xerxes

Xerxes, provavelmente,surgiu do Persa kshaiarsha, que significa “governante sobre heróis” ou “o que domina sobre os heróis”.

Este nome refere-se ao imperador da Pérsia, filho de Dário, o Grande. Durante seu governo, no século 5 a.C., Xerxes obteve muitas conquistas e realizou várias reformas políticas.

Xisto

Xisto pode ter duas origens possíveis. Por denominar também o nome de uma rocha, a primeira possibilidade de étimo é do Latim lápis schistos, que quer dizer “pedra frágil”.

Publicidade

Publicidade

Já com o significado de pórtico ou galeria coberta, Xisto vem do Grego xystós, que também segue a mesma ideia de “pedra frágil”.Porém, muitos etimologistas consideram o significado de Xisto como “polido, educado”.De qualquer maneira, o nome Xisto foi a denominação de cinco papas.

Xarles

Xarles é uma variação do nome Charles, que, por sua vez, vem do popular nome Carlos.Por isso, seu significado vem do Germânico karl, de charal, que quer dizer “amante, marido, homem”.

Essa forma é pouco usada, assim como Charlez ou Sharles, embora existam.

Xereu

Xereu tem como significado “Cícero da Paz”.Este personagem destaca-se por sua participação em várias pregações ao lado de João Batista.

Xadai

É um nome que foi utilizado no Antigo Testamento, palavra esta que designa “o Senhor”.

Publicidade

Publicidade

Outros nomes que podem ser citados, mas que são ainda mais raros de serem colocados em bebês hoje em dia são:

  • Xinavane, que significa “o que espalha a notícia”;
  • Xoloni, que quer dizer “perdão”;
  • Ximen, que remete a “obediente”;
  • Xilon, que significa “o que é feito de madeira”;
  • Xenócrates, que é “força estrangeira”;
  • Xafic, que quer dizer “pessoa de boa índole”;
  • Xanto, que se refere ao “Rei de Tebas”.

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.