Publicidade

Nomes Masculinos com Y: dos mais populares, aos mais ousados

Quando se fala em escolher um nome de bebê, logo se imagina a dificuldade. É preciso entender a importância de optar por aquele nome “certo”, afinal seu filho irá crescer e tornar-se um homem, sendo conhecido e chamado exatamente pelo que você definiu.

Publicidade

Publicidade

Tome cuidado para não enfeitar a escolha, muito menos colocar alguma palavra que acabe gerando apelidos pejorativos – você sabe que isso existe e que, hoje em dia, é muito comum. O bullying machuca e pode afetar muito o psicológico da criança.

Publicidade

Significado dos principais nomes masculinos com letra Y

Publicidade

Um nome bem conhecido pode ter a vantagem da simplicidade, enquanto que um incomum pode destacar a criança. É claro que a escolha é uma tarefa exclusiva dos pais (nunca só de um deles, mas ambos devem decidir juntos). Quer ser original? Analise se o nome irá combinar com o sobrenome.

Para não escapar disso e nem da originalidade, conheça os nomes mais conhecidos para meninos que iniciam com a letra Y, na lista abaixo:

Yuri

Yuri (mas também podemos encontrar na Língua Portuguesa a variante Iuri) é a forma russa de Jorge. Por isso, sua origem é equivalente a esse nome: vem do grego georgios, que significa “agricultor”, em quege quer dizer “terra”, mais ergon, que é “trabalho”.Yuri também pode significar, dessa forma, “aquele que trabalha com a terra”.
Publicidade

Publicidade

Outra teoria para o nome envolve o Hebraico Uri, que se traduz como “a luz de Deus”. Já para o povo japonês, Yuri significa “lírio”.

Yan

Yan é uma variação do nome Ian, que, por sua vez,é a forma gaélica de João. Por isso, podemos considerar o significado de Yan como “Jeová é benéfico”, o mesmo de João, originário do Hebraico yehohanan.

Yan significa “Deus é cheio de graça”, “agraciado por Deus”, mas também pode ser traduzido como “Deus perdoa” ou “a graça e a misericórdia de Deus”.

Na China, Yan é muito utilizado como uma forma moderna de Yen.

Yago

Yago é uma variante de Iago, que é uma variação de Jacó. Sua origem vem do Latim iacobus, que significa “aquele que vem do calcanhar” ou, também, “que Deus o proteja”.

Publicidade

Publicidade

No Brasil, ainda se pode encontrar as versões Hiago e Hyago.

Ygor

Ygor é uma versão de Igor. Este nome tem a mesma origem de Yuri, pois acaba sendo uma outra forma de Jorge –do Grego geórgios, que significa “relativo ao trabalho na terra”.Isso quer dizer que Ygor significa “aquele que trabalha na terra” ou “agricultor”.

Alguns autores definem que Ygor possa ter surgido do Nórdico, significando “guerreiro do Deus Yngvi”.

Yvan

Yvan é uma variante diferenciada de Ivan, que é tida como a versão russa de João. O nome Yvan tem a mesma origem etimológica de Yan, que vem de João, do hebraico yehohanan.

Yvan, assim sendo, quer dizer “agraciado por Deus”, “Deus perdoa”, “a graça e misericórdia de Deus” ou “Deus é cheio de graça”.

Publicidade

Publicidade

Iván (com acento agudo no “a”) também é uma opção encontrada na Língua Portuguesa.

Youssef

Youssef é uma variação de José, que partiu de Yosef para Josef, até que chegasse em sua forma final: Jose/José.

Dessa forma, Youssef vem do hebraico Yosef, que significa “ele acrescentará, aumentará”.

Youssef, ou José como é utilizado com mais frequência no Brasil, descreve personagens bíblicos importantes. Um deles é o pai de Jesus Cristo, companheiro da Virgem Maria, que, posteriormente, foi canonizado como São João.

Yudi

O nome Yudi não possui uma origem completamente aceita. Muitos creem na teoria de que ele tenha surgido da Língua Japonesa, por meio de yu, elemento que significa “bravura, coragem, superioridade”.

Publicidade

Publicidade

Portanto, podemos considerar que Yudi é um nome que traz como significado “homem forte”, “bravo, corajoso” ou “superior e gentil”.

Yuli

Considera-se Yuli como variante de Yuliy, versão russa para o nome Júlio.

A partir disso, Yuli vem do latim julianus, que significa “filho de Julius (Júlio)”, uma derivação de dyaus, que é uma palavra do sânscrito, que quer dizer “céu” ou, por extensão, “deus”.

Com a letra Y, ainda podemos encontrar alguns outros nomes curiosos, que não fazem parte do costume brasileiro, para adotar como nome de crianças. Entretanto, vale a pena observar e descobrir seus significados. Olha só esses outros exemplos:

  • Yale: aquele que produz;
  • Yoshiaki: corajoso e brilhante;
  • Yancy: homem branco;
  • Yvon: aquele que guerreia;
  • Yates: porteiro, defensor.

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.