Nomes Masculinos com Z: dos mais populares, aos mais ousados

É duro quando não se chega a uma decisão sobre como vai chamar o seu bebê. Além de suas opções de nomes, o (a) parceiro (a) também tem suas opiniões e o restante da família vai querer dar seus palpites.

Dilema ou não, é necessário que você escolha um nome adequado e que não interfira no futuro da criança. Hoje em dia, muito se tem falado sobre bullying, portanto cuidado com nomes que possam provocar apelidos ou comentários pejorativos.

Preze por nomes fáceis para falar e escrever – não deixe de pesquisar muito!

Significado dos principais nomes masculinos com letra Z

Nomes simples ou compostos, tanto faz. Veja se ele combinará com o sobrenome e se irá agradar na hora da pronúncia. Valorize o significado dos que você tem interesse: procure a origem e descubra como aquele nome surgiu.

De qualquer forma, os nomes masculinos que iniciam com a letra Z não são muito comuns no Brasil. Mesmo assim, você tem o direito de conhecer quais são os nomes para meninos mais populares com a última letra do alfabeto!

Zeus

O nome Zeus – que se refere ao Pai dos Deuses gregos – tem sua origem no Indo-Europeu diw-, que quer dizer “brilhante”. Por curiosidade, essa é a mesma raiz que originou a palavra “Deus” e mostra como é antiga a ideia de associar um deus como um ser brilhante.

Por isso, Zeus é uma das figuras mais importantes da mitologia grega. O nome também proporciona a ideia de “deus dos deuses”.

Zacarias

O nome Zacarias vem do hebraico zecharyah, que significa “lembrança de Jeová”. Nesse caso, quer dizer “lembrado por Deus”.

Zacarias aparece na Bíblia como o nome de vários personagens. O principal é aquele mencionado no Antigo Testamento, por ser um dos doze profetas, pai de João Batista.

No Brasil, o nome ficou popular graças ao personagem Zacarias, do programa de humor “Os Trapalhões”, em que Mauro Faccio Gonçalves eternizou o nome.

No inglês, o nome transforma-se em Zachary, além de existir a versão Zack, que seria uma diminuição de Zacarias.

Zeca

Zeca é um apelido para José, que tem origem no hebraico Yosef, que quer dizer “ele (Deus) aumentará, acrescentará”. Zeca também tem como significado “acréscimo do Senhor” ou “Deus multiplica”.

Em território brasileiro, destacam-se dois compositores e cantores que utilizam esse nome artístico: Zeca Pagodinho e Zeca Baleiro.

Zebedeu

Do hebraico zebadiah, que significa “Jeová presenteou”, Zebedeu refere-se a um personagem bíblico, mais especificamente do Novo Testamento, sendo citado como o pai de João e de Tiago.

Conforme as escrituras sagradas, Zebedeu era um judeu próspero, pois tinha barcos de pesca e empregados para auxiliá-lo.

Zayn

Zayn é um nome de origem árabe, zayn, que tem referência à “beleza” ou “graça”, podendo dar o significado de “belo e gracioso” ou “cheio de graça e beleza”, para quem adota esse nome.

Existe a variação Zain, com “i”, enquanto que, para o feminino, encontram-se as opções Zayna e Zaina, embora sejam incomuns no Brasil.

Zuriel

Acredita-se que esse nome tenha origem no hebraico e signifique “minha rocha é Deus”, embora não se tenha consenso e cem por cento de certeza desta etimologia.

Zuriel é um personagem da Bíblia, sendo o filho de Abiail, chefe dos levitas da família de Merari, durante o êxodo.

Zion

Zion é uma variação da palavra Sião, que tem como referência o Monte Sião, localizado em Jerusalém, ao lado da muralha da Cidade Antiga.Portanto, Zion é um nome bíblico e significa “terra prometida”.

O nome Sião também é utilizado, juntamente com as variantes Zyon e Sion.Por curiosidade, Zion é o nome da última cidade habitada no planeta no filme Matrix.

Zaniel

Zaniel é uma possível variação do nome Daniel. Dessa maneira, o nome tem como origem o hebraico dani-el, que significa “Deus é meu juiz”.

Na realidade, Zaniel é considerado um nome unissex, ou seja, pode ser utilizado para meninos e meninas.

Zaqueu

Zaqueu vem do hebraico zakchaios, que quer dizer “puro”, “inocente”, isto é, “o que tem pureza”.

Na Bíblia, Zaqueu era conhecido por ser um cobrador de impostos que dividiu seus bens com os pobres, após converter-se.

Outros nomes diferenciados que começam com Z são:

  • Zenir, que significa “dádiva de Deus”;
  • Zariel, que quer dizer “anjo que guarda o dia”;
  • Zahi, que é “esplêndido”;
  • Zev, que significa “lobo”;
  • Zared, que remete a “o tolerante”;
  • Zerbini, que quer dizer “moço elegante”;
  • Zarão, que é “luminosidade”;
  • Zelotes, que significa “aquele que zela”.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.