Sirlei – Significado do nome, Origem e Personalidade

Nome de classificação contemporânea, criado na língua inglesa, Sirlei possui um significado especial que denota a presença de campos verdejantes e o nascimento e relação dessa pessoa com tais paragens.

Sendo uma variação do nome Shirley, original do britânico, possui os seguintes significados: “Vale verdejante”, “pasto verde”, “campina de luz”, “vale iluminado”, “clareira brilhante”, “lugar pertencente ao condado”, “nascida da campina iluminada” ou ainda “habitante de vales verdejantes e iluminados”.

Significado de Sirlei

Origem do nome Sirlei

Sirlei em si é apenas uma das muitas variações dos nomes derivados do inglês original Shirley, que traz os significados acima. Na língua saxã antiga os termos “scir”, que traz a noção do brilhante, luminoso, cheio de luz, claro como o dia, e “leah”, que remete aos pastos, campos, vales e condados, são os componentes do nome.

Sendo um pouco incerta a origem desse nome, alguns estudiosos da nomenclatura e da origem dos nomes atribui algum significado da derivação de “Shyrelayg”, nome que pode ser traduzido principalmente como “lugar que pertence a um condado”, daí um dos significados de Sirlei ser esse.

Apesar de ter se tornado um nome comum ao longo dos anos e das variações e mudanças linguísticas, Sirlei, ou sua forma original e antiga, sempre foi um nome utilizado com atribuições mais familiares, algo como um sobrenome.

Tal suposição se encaixa na explicação de origem do nome pois sempre foi muito comum atribuir questões geográficas distintas para pessoas que nasciam nesses lugares. O sobrenome não passava de uma distinção de localização ou diferenciação física entre famílias de uma mesma cultura.

Já como nome próprio, Sirlei foi primeiro introduzida ao costume pelo escritor inglês Charlotte Bronte, em 1849, no seu título “Shirley”, conto que popularizou seu nome dentre as livrarias da época.

Foi só em 1930 que a atriz mirim Shirley Temple, depois de apresentar seu estrelato e começar a fazer sucesso no início da carreira cinematográfica, que o nome começou a ser amplamente utilizado por pais na época.

Popularidade do nome

No Brasil, segundo censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2010, são mais de 50 mil crianças chamadas Sirlei, ou registradas em todas as épocas, e que ainda estão vivas. A pesquisa indica ainda que o nome está na 533ª posição de nomes mais populares do país.

Além desses dados a pesquisa indica as localizações onde esse nome pode ser mais comumente encontrado. A primeira zona é o estado do Rio Grande do Sul, onde sua presença é a mais frequente, seguido do estado do Paraná.

Foi durante a década de 70 que o nome atingiu seu pico de popularidade com registros de mais de quase 17 mil crianças batizadas de Sirlei. Depois dessa época a utilização do nome começou a despencar e atualmente é um nome que não se usa muito.

Durante os anos 2000 foram apenas 300 registros comparados aos quase 8 mil de 1980.

Popularidade nome Sirlei

Personalidade de quem se chama Sirlei

A primeira e mais pontual característica de alguém que se chama Sirlei é a capacidade de iluminar a vida das pessoas que estão ao seu redor. Sendo uma pessoa de muita luz, sempre traz o melhor para a vida pessoal das pessoas que ama.

Seu espírito é muito livre e a luz que vêm de pessoas com esse nome pode ter origem nessa liberdade. Logo se torna uma pessoa que não pode ser presa, e têm por necessidade a exploração de lugares desconhecidos, a vontade de estar com pessoas que focam seus objetivos em inovar, seja no espaço de trabalho, ou na vida amorosa.

Infelizmente a luz, a calma e o sentimento de união que é gerado pode ser facilmente transformado em desilusão caso as expectativas de uma relação como um namoro ou casamento não sejam esclarecidas em primeira mão.

É uma pessoa que pode ser iludida de forma fácil, então saiba se cuidar, pois você será um alvo fácil para pessoas que lhe desejam o mal.


Curta Nossa Página no Facebook:

Recomendados para você:


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie: