Tomás – Significado do nome, Origem e personalidade

Nome antigo e com origens muito ligadas à Bíblia, Tomás significa, em sua tradução do aramaico, “gêmeo”. Do aramaico vem os dois elementos que formam o nome, ou que são as origens do mesmo, no caso “ta’oma’”.

Do aramaico para o grego o nome se transformou em “Thomás”, que ao longo dos anos evoluiu seguindo as linguagens em que era aplicado e virou Tomás e sua variação Tomé.

Acabou que Tomás e Tomé são nomes equivalentes e podem até dividir traduções de nomes bíblicos que venham para o português. Isso graças ao significado que provém da mesma origem, o que explica porque às vezes encontramos alternância entre essas nomenclaturas.

Origem Bíblica do nome

São Tomé, ou São Tomás, foi nome de um dos grandes discípulos de Cristo, na época de sua crucificação. Foi escolhido a dedo, como todos os outros apóstolos, por Cristo salvador dos homens, para fazer parte do grupo que levaria a palavra do Senhor ao mundo.

Graças à tradução simplista do termo “gêmeo” em aramaico, muitos acreditam que São Tomé não possuía esse nome verdadeiramente, mas que era apenas uma denominação dada por aqueles que o conheciam, podendo ser equivalente a um apelido ou sobrenome arcaico.

São Tomé ou Tomás

No grego o nome se tornou “Dídimo”, aparecendo presente em algumas conversas de referência com o nome Judas também presente. Levanta-se a hipótese, cuja informação permanece desconhecida dos textos sagrados, de que Judas Tomé fosse então irmão de alguma outra personalidade, apenas não se sabe de quem.

Alguns acreditam que Judas Tadeu, irmão de Tiago Menor, fosse o tal Tomé, e faria sentido assim a explicação de Tomé ser um gêmeo. Isso explicaria em partes a confusão dos três nomes, pois Judas Tadeu apareceria nos textos com uma descrição de gêmeo, que pode ter sido traduzido como um terceiro nome.

O Santo, apesar da falta de informações concretas sobre sua peregrinação e atuação em território indiano, foi concretamente um mártir do catolicismo naquele país, em uma época posterior à morte de Jesus Cristo.

Diz-se que, em seus dias de evangelização, São Tomé pregou e converteu, ajudou e espiritualizou muitas pessoas que moravam na região de Madras, na Índia. E ali acometeu ao seu martírio, tentando proteger o templo de seu Deus, foi trespassado por lanças e morto por sacerdotes hindus.

Diz-se que até os dias de hoje os locais sagrados dos quais ele protegia permanecem intocados e confirmam o milagre do poste colocado por ele para impedir que as águas destruíssem as construções e relíquias de Deus.

Popularidade do nome Tomás

Muito do que se vêm, em termos de popularidade para esse nome, é proveniente de casos e pessoas ligadas à igreja católica, sejam santos, sejam padres ou crentes, Tomás tem sido um nome muito escolhido, principalmente pela sonoridade atraente, por aqueles que acreditam nas obras do apóstolo e do Santo.

Apesar disso, o nome nunca foi muito popular dentre os pais brasileiros. Sua época de maior representatividade foi durante os anos 90 e começo do segundo milênio. Foram mais de 5 mil registros oficiais em cartório de crianças batizadas como Tomás. Totalizando 28% de representatividade.

Atualmente o número não mudou muito com cerca de 5 mil batismos e uma percentagem de representatividade que mudou quase insignificantemente.

Veja no quadro a popularidade do nome segundo dados do IBGE:

Popularidade do nome Tomás

Fonte> IBGE

 

Personalidade de quem se chama Tomás

Geralmente, crianças com o nome de Tomás são crianças agitadas. Isso se dá pelo excesso de vontade de manter atividades sendo realizadas o tempo todo e a falta de apelo ao ócio.

Pessoas com o nome Tomás são ativas e não gostam de ficar paradas. Relacionamentos ou relações profissionais são destinadas ao fracasso se foram confiadas ao cotidiano, e deixadas sem a devida atenção. É o monótono que tira um Tomás do sério.

Apesar de ser muito ativo, também é muito concentrado e focado em objetivos, o que faz dele uma ótima pessoa para trabalhar e estudar, pois sempre será muito esforçado, procurando atingir os objetivos da atividade da forma mais correta e prática possível.

Infelizmente esse âmbito acelerado e ativo pode prejudicar relacionamentos próximos e tornar tudo muito efêmero. Para um Tomás é importante lembrar de dar valor mesmo às coisas pequenas.


Curta Nossa Página no Facebook:

Recomendados para você:


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie: