Vanessa – Significado do nome, Origens e Personalidade

Vanessa é um nome de origem Irlandesa, vindo de uma mescla de dois nomes pessoais de uma antiga aluna do século 16, que foi homenageada pelo escritor e então professor, Jonathan Swift.

Jonathan foi um escritor irlandês que nasceu em território inglês. Católico fervoroso, foi um panfletário político que pregava contra a abolição de processos religiosos em sua época, durante as reivindicações de outros ramos do cristianismo e sua atuação dentro do território britânico.

Nome Vanessa

As disputas políticas e ideológicas de seu cargo, assim como seu papel ao lado de um dos teóricos mais atacados da época, fizeram com que viajasse muito. Em suas viagens a serviço de Sir William Temple, conheceu o primeiro amor de sua vida, uma jovem que se tornou sua aprendiz e amante.

Anos depois, outra mulher, Esther Vamhomright, filha de um famoso e rico mercador alemão, procura-o e, apaixonada, inicia uma rivalidade breve com a então amante de Jonathan. Dividido pelo amor às duas, ele escreve um poema para Esther, chamando-a pelo nome, até então desconhecido, de Vanessa.

Significado de Vanessa

Criado pela junção do nome de sua amante, Van de Vamhomright e Essa, diminutivo de Esther, Vanessa teve sua primeira aparição na obra Cadenus e Vanessa, publicada em 1726. A obra era um poema autobiográfico que explicitava a relação amorosa entre o autor e Esther.

Apesar de surgir nesse poema, o nome só passou a ser utilizado várias décadas depois, graças a um entomólogo dinamarquês chamado Johan Christian Fabricius, que deu o nome a uma espécie nova de borboletas, descoberta em 1807.

Foi assim que o nome obteve seu significado de origem: “Como uma borboleta” ou simplesmente “borboleta”.

Popularidade do nome

Popularidade do nome Vanessa

Vanessa sempre foi um nome muito usado em países de língua inglesa, principalmente nos Estados Unidos, durante o século passado. Esteve, em diversos anos, entre os nomes mais escolhidos de meninas.

A sonoridade do nome também chama a atenção de falantes de línguas latinas e até do germânico, onde, durante o século 20, se tornou um nome muito comum na Alemanha e Áustria.

No Brasil o nome é muito utilizado e pode ser encontrado facilmente. Não é um nome extremamente popular, mas possui presença e importância até mesmo no cenário artístico com Vanessa da Mata, Vanessa Gerbelli e Vanessa Giácomo além da atriz norte-americana Vanessa Hudgens, estrela da série de filmes adolescentes High School Musical, da Disney.

Não é um nome que possui muitas variações, ao menos não na língua portuguesa, sendo encontrada normalmente em seu estado original como Vanessa.

Personalidade de quem se chama Vanessa

Geralmente alguém ambiciosa e sábia, com intuito de presença e opinião forte. Possui também um caráter sonhador e idealista que surpassa, em muitas vezes, a sabedoria. Pode se tornar extremamente emocional dependendo das situações e problemas que decorrem do trabalho e das amizades mais próximas.

Apesar de ser considerada uma pessoa sensível, não tende a estados depressivos e pode levar a vida com força e atitude ao longo dos desafios. São pessoas otimistas e felizes na maior parte do tempo e se tornam companheiras e amantes de muita presença.

Mas mesmo feliz, pode ser um pouco rancorosa, tendo dificuldades em esquecer e perdoar erros, principalmente daqueles que fazem parte do círculo de maior confiança e proximidade, sejam amigos, família ou amores.

Ao todo é uma pessoa qeu tem visão de futuro tanto para si mesma quanto para aqueles que acompanham sua jornada. É uma lutadora de grandes causas, com generosidade e falta de medo do desconhecido.


Curta Nossa Página no Facebook:

Recomendados para você:


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie: