15 nomes latinos femininos para batizar a sua filha

1 – Aurora

Do latim “aurora”, este nome significa “raiar do dia”. Na mitologia, Aurora é a Deusa da Manhã (equivalente à Eos). Durante o Renascimento, este nome ganhou popularidade. Este é um nome que vem ganhando popularidade no Brasil principalmente a partir da década de 1930.

2 – Carmen

Carmen é um nome que se popularizou com a Nossa Senhora do Carmo, venerada pelos Carmelitas (eremitas que povoavam o Monte Carmelo) e amplamente conhecida na América Latina. Em 1875 a grande ópera de Bizet intitulada Carmen ganhou muita popularidade na Europa, especialmente na Espanha, que registrou um aumento significado em batizados com este nome. Na numerologia, o número da sorte de Carmen é 9. Personalidades de nome Carmen: Carmen Amaya, bailarina (1913-1963), Carmen Maura, atriz, Carmen Laforet, escritora (1921-2004), Carmen Martín Gaite, escritora (1925-2000) e Carmen Sevilla, atriz.

3 – Tarsila

Não existe uma origem exata para este nome. No Brasil, Tarsila ganhou popularidade especialmente com a grande pintora brasileira Tarsila do Amaral que marcou a história da arte como uma das precursoras do movimento antropofágico brasileiro.

4 – Maria

Mesmo sendo de origem hebraica, foi a versão latina de Maria que popularizou este nome em várias regiões do mundo. Para os cristãos, é nome de extrema importância, pois Maria é a mãe de Jesus e se tornou um nome comum para as santas.

5 – Gabriela

Gabriela veio do nome bíblico Gabriel, que é conhecido como o anjo anunciador e da comunicação. Foi o anjo Gabriel que se encarregou de anunciar sua maternidade a Maria e o nascimento de João Batista a seu pai, o padre Zacarias. Algumas personalidades com este nome são Gabriela Mistral, poetisa (1889-1957) e Gabriela Sabatini, tenista. Na literatura brasileira, este nome ficou famoso na obra “Gabriela, cravo e canela”, de Jorge Amado.

6 – Anastasia

Este nome ganhou popularidade com a Santa Anastasia, padroeira da cidade de Roma, morreu mártir na época do imperador Nero, no século 1. Seu significado também tem relação com o cristianismo: “aquele que pode ressuscitar”.

7 – Paloma

Paloma tem origem no latim “Palumba”. O significado de Paloma é ‘pombo selvagem’. Na Grécia antiga, este pombo era um pássaro sagrado, pois a Deusa Vênus se transformava em uma pomba de tempos em tempos.

8 – Francesca

Este é um nome de origem latina que ficou famosa na versão italiana, que por sua vez,  ficou muito popular em países da América Latina por conta da imigração. No latim, “Franciscus” significa “francesa livre”.

9 – Guadalupe

Guadalupe é um nome muito popular em diversos países latinos, mas principalmente no México. Essa relação com o território mexicano vem da padroeira Nossa Senhora de Guadalupe. O dia dessa santa é 12 de dezembro e é comum ter festas em todo o país em comemoração. Personalidades de nome Guadalupe: Guadalupe Amor, poetisa (1918-2000), Lupe Victoria Yolí Raymond “La Lupe”, cantora cubana (1939-1992), Guadalupe Villalobos, “Lupe Vélez”, atriz mexicana (1909-1944), Gudalupe Lancho, atris e Lupita Ferrer, também atriz.

10 – Júlia

Júlia veio do nome latino Julius, que é uma derivação do grego “Loulos” e significa “macio” ou “jovem”. Júlia também foi uma família mitológica descendente de Eneias de Tróia e Creusa, família que teve membros como o imperador romano Júlio César.

11 – Cecília

Este nome veio do latim “caecus”, que significa “cega”, acredita-se que era um nome usado para designar pessoas cegas e também pessoas extremamente sábias, tendo portanto uma relação com a filosofia e o acesso a conhecimentos profundos. No Brasil este nome ganhou popularidade depois das imigrações, principalmente da década de 1940.

12 – Beatriz

Beatriz veio do latim “beare”, que significa “aquela que traz felicidade” ou então “aquela capaz de fazer os outros felizes”. Ainda há um terceiro significado para o nome que é “viajante”, que teria vindo da palavra do latim antigo “viatrix”.

13 – Luna

Luna significa “lua” em latim. A lua simboliza a esperança, a iluminação e a receptividade. Trata-se de um nome que vem ganhando popularidade, principalmente, por sua grafia curta e simples. É considerado, inclusive, um nome tendência, que aumentou em um curto período.

14 – Leticia

A origem deste nome é o latim “Laetitia”, que significa “prazer” ou “felicidade”. Este nome se tornou popular principalmente a partir do século II na Inglaterra. No Brasil é um nome bastante popular, segundo o censo do IBGE de 2010, mais de 400 mil pessoas se chamavam Letícia no Brasil em 2009.

15 – Mariana

Mariana significa “graciosidade” e “pureza”. Existem três possibilidades de origem deste nome. No Latim, tem relação com a junção de Maria e Ana, ambos nomes de origem remota no hebraico.

 

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.