Significado de Amanda – Origem do nome, História, Personalidade e Popularidade

O nome Amanda, do latim Amandus e do verbo amare, significa aquela que deve ser amada, digna de amor ou amável. É uma variação do nome masculino Amando.

É um nome feminino bastante popular em vários países e com um significado bonito, sendo a escolha de muitos pais para batizar suas meninas. Quer saber mais sobre esse nome? Continue a leitura para entender sua origem.

História e origem do nome Amanda

Quem nunca buscou conhecer a origem do própria nome, não é? Ficamos sempre curiosos para saber mais da história do nome que vamos carregar para toda a vida. E, ao ter filhos, o mesmo acontece. Afinal, batizar uma criança é algo muito especial e por isso buscamos um nome especial.

No caso do nome Amanda, a origem que se tem registro começa na Inglaterra, ainda durante o século XIII, por volta do ano de 1912 na região de Warwickshire.

No século XVII, o nome começou a se tornar mais popular fora da Inglaterra também, mas especialmente lá devido ao fato de personagens famosos com o mesmo nome. Um exemplo é a personagem Amanda do dramaturgo Colley Cibber, de uma peça de 1696 chamada “Love’s Last Shift”.

Significado de Amanda

 

Na bíblia, não existe nenhum registro do nome Amanda ou de alguma santa com esse nome, no entanto, existe o santo Amando, que nasceu na França e ficou muito conhecido entre os cristãos por fundar vários mosteiros, alguns muito famosos como o mosteiro dedicado a São Pedro.

Popularidade do nome

O nome Amanda é um dos nomes femininos mais populares no Brasil. Segundo o Censo do IBGE de 2010, por exemplo, o nome está entre os 20 mais usados, na 13ª posição. Até então, o registro de Amandas no Brasil era de 464.624. Atualmente, o número pode estar muito maior, para se ter uma noção de sua popularidade.

Existem vários nomes que se tornam da moda e isso é bem cíclico. O nome Amanda já foi muito usado e hoje existem outros que se tornaram mais populares, como Maria Eduarda, Valentina, Francisca, Ana etc.

Significado de Amanda

FONTE: IBGE.

Diferentes formas de escrever Amanda

Não é comum encontrar variações na escrita do nome Amanda, pois não permite variações. Em português e em outros idiomas como espanhol, inglês, sueco, dinamarquês, italiano e outras línguas o nome Amanda continua sendo escrito dessa forma.

No Brasil, por exemplo, apesar de não ter variações na escrita, existem alguns apelidos carinhosos para as amandas, como:

  • Mandi;
  • Mandy;
  • Ama;
  • Amandinha;
  • Manda.

Curta Nossa Página no Facebook:

Recomendados para você:


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...