Anjo Gabriel: Significado e História – Veja aqui!

Diariamente somos abençoados e protegidos pelos anjos da guarda e pelos arcanjos que dominam os céus e também o mundo ao nosso redor. 

Você com certeza já ouviu falar de alguns dos anjos mais conhecidos da Bíblia, sendo que um dos mais famosos é o Anjo Gabriel.

Mas, você sabe qual é a história dele, sua origem e demais questões? Veja aqui e fique por dentro desse assunto, mantendo-se sempre informado.

Anjo Gabriel: história

Anjo Gabriel: história

Conhecidos por entre todos os anjos, apenas Gabriel, Rafael e Miguel são os que a Igreja reconhece pelos seus nomes, sendo assim revelados na Sagrada Escritura.

Eles pertencem à terceira hierarquia – principados, arcanjos e anjos -, sendo que são os responsáveis por realizarem as ordens de Deus, ficando mais perto dos humanos.

Gabriel Arcanjo é conhecido por ser o anunciador, de forma com muita excelência por entre as revelações divinas. O seu nome tem significado literal de “Emissário do Senhor”, “Deus é meu protetor” ou por fim “Homem de Deus”;

Já visto no Antigo Testamento, sua presença trazia as notícias positivas por parte de Deus, mostrando para Daniel a visão da qual o profeta seria reconhecido, além do destino que esperaria pelo povo de Israel quando esse se encontrava no Exílio.

No Novo Testamento, é o Anjo Gabriel o responsável por anunciar ao sacerdote Zacarias que Isabel lhe daria um filho. Além disso, foi ele que proclamou a notícia de que o Filho de Deus viria para salvar a humanidade.

Foi também Gabriel quem anunciou que Maria seria a Mãe do Salvador, sendo também ele que deu origem a uma das rezas mais conhecidas, a Ave Maria.

O próprio anjo já anunciou uma vez na Bíblia sua principal função, na seguinte frase: 

Eu sou Gabriel, e estou sempre na presença de Deus. Eu fui enviado para falar contigo e anunciar-te esta boa nova” (Lc 1,19).” 

Há algumas crenças que acreditam que o Anjo Gabriel é a própria representação do Espírito Santo, formando assim a santíssima trindade: Deus, Jesus e o Espírito Santo.

Em outras religiões

Baseando-se em duas passagens do Evangelho segundo de Lucas, vários cristãos e muçulmanos acreditam que Gabriel teria anunciado o nascimento tanto de João Batista quanto de Jesus. 

No Islã, acredita-se que Gabriel teria sido o meio em que Deus revelou o Corão para Maomé, dessa forma, enviado uma mensagem direto para os profetas, lhes mostrando suas obrigações.

Já no Judaísmo, ele é conhecido por ser o Príncipe do Fogo, aquele em que destrói as cidades que estavam em decadência, no caso, Sodoma e Gomorra.

Ele é conhecido como o Anjo da esperança e da misericórdia, sendo guerreiro quando preciso, assim como o Anjo da Vingança.

Simbologia do Anjo Gabriel

Quando representado por meio de imagens ou pinturas, ele é sempre acompanhado de lírios em uma das mãos, ou, com uma pena de escrita, que tem como principal representação a harmonia, pureza e também a comunicação dos desejos de Deus.

Mas, também existem representações em que ele está com um trombeta, mostrando assim o seu papel de mensageiro Divino. 

Também é possível encontrar o mesmo com o ramo de oliveira, que quer mostrar sua piedade, a paz e também prosperidade, assim como a tocha, que é o símbolo de crescimento, de vitória, de proteção e por fim, de iluminação.

Quando falamos sobre o Anjo Gabriel no catolicismo, ele é padroeiro da diplomacia, dos carteiros, dos internautas, dos radialistas e por fim, dos operadores de telefonia.

O dia 29 de setembro é o dia de comemoração de São Gabriel Arcanjo, sendo também o dia de comemoração dos Anjos Miguel e Rafael.

Oração de São Gabriel

São Gabriel Arcanjo, vós, Anjo da encarnação, mensageiro fiel de Deus, abri os nossos ouvidos para que possam captar até as mais suaves sugestões e apelos de graça emanados do coração amabilíssimo de Nosso Senhor. Nós vos pedimos que fiqueis sempre junto de nós para que, compreendendo bem a Palavra de Deus e Suas inspirações, saibamos obedecer-lhe, cumprindo docilmente aquilo que Deus quer de nós. Fazei que estejamos sempre disponíveis e vigilantes. Que o Senhor, quando vier, não nos encontre dormindo. São Gabriel Arcanjo, rogai por nós. Amém.”

Agora que você já sabe mais sobre a história do Anjo Gabriel, qual seu significado, como é representado na Bíblia e muito mais, continue lendo nosso site para receber mais informações sobre ele e demais anjos.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.