Betina – Significado do nome, História, Origem e Popularidade

Betina é um nome muito antigo de origem hebraica. A popularização desse nome se deu por meio da Bíblia, que traz no Antigo Testamento o nome Elishebba – a escrita originária da grafia Betina.

O nome originário é formado pela união do termo “El” e do termo “sab”, ambos hebraicos. “El”, era utilizado para se referir a Deus, enquanto “sab” era traduzido como “jurar”. Neste contexto, o significado de Betina é “consagrada de Deus” ou “promessa de Deus”.

Na numerologia, Betina representa o número 8, o que transmite a aura de uma personalidade ambiciosa, realista, poderosa e líder. Dentre as qualidades, está justamente o espírito de liderança e a capacidade de olhar de forma ampla para o futuro. O planeta regente deste nome é Saturno, suas cores dominantes são o preto e o roxo e as suas pedras preciosas são o rubi e a ametista.

Significado do nome Betina

Popularidade do nome Betina no Brasil e no mundo

Em alguns países como Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Israel, Itália, Noruega, Países Baixos, Reino Unido e Suíça este nome é muito popular. Já no Brasil, não é um nome popular e ocupa a posição 2.639º no ranking de popularidade nos registros brasileiros.

O Rio Grande do Sul é o estado em que o nome Betina é mais popular, com a taxa de 16,52 nomes Betina a cada 100.000 habitantes. Na sequência, está o estado de Santa Catarina, com uma taxa de 9,12, seguida do Espírito com 4,55. No Brasil, o nome Betina ganhou uma popularidade expressiva na década de 1980 a 1990.

popularidade nome Betina

Como Escrever Betina

Na América Latina, praticamente a única diferença na grafia é o “T” duplicado em algumas regiões: Bettina. No Brasil, o mais comum é a grafia com apenas um “T”: Betina. Mas no restante do mundo este nome apresenta uma boa variedade de escrita, em especial na Itália, onde são comuns: Betina, Benedetta, Battina, Betiana, Bettine, Tina e Ina.

Nomes relacionados

O nome Elizabeth tem a mesma origem na língua hebraica de “Elishebba”, portanto as derivações Bete, Beth, Elisa, Lis, Lisa, Liziane e Annabeth também estão relacionados ao nome Betina,

Celebridades que se chamam Betina

Você se inspira em celebridades? Então conheça algumas personalidades que tem esse nome!

Betina Viany – atriz brasileira

Betina Viana

Betina Viany começou a sua carreira na televisão em 1973, com “Venha Ver o Sol na Estrada”, da Record e desde então é uma atriz bastante ativa tanto na tv, como no cinema. Alguns dos principais papéis no cinema foram em filmes como O Iluminado, em que ela fez a dublagem na versão brasileira, Dias Melhores Virão e Perigo Negro. Betina é filha de Alex Viany, um dos precursores do Cinema Novo no Brasil.

Bettina Musatti – fotógrafa brasileira

Betina Mussati

Nascida em 1968, Bettina Musatti é uma fotógrafa paulista que iniciou seus estudos na Escola Imagem-Ação, com Cláudio Feijó. Posteriormente, estudou nos Estados Unidos e na Europa com grandes fotógrafos como Ralph Gibson, Duane Mchals, Arnold Newman e Eikoh Hosoe.

Atualmente, baseada na Itália, colabora com diversos veículos de comunicação. A artista começou a se destacar na cena na década de 1980, com ensaios autorais centrados em temas específicos como estátuas e animais selvagens. Já na Itália, a partir de 1990/1991 começou a explorar relações de imagem com o seu corpo.

Bettina Vaz Guimarães – artista plástica brasileira

Betina Vaz Guimarães

Vive e trabalha em São Paulo. Sua carreira começou na Faculdade de Artes Plásticas (FAAP – Comunicação Visual) em 1979. Após sua formação na graduação, participou do História da Arte Contemporânea, Agnaldo Farias no Atelier do Museu Brasileiro de Escultura, com Paulo Whitaker e, entre 2005 e 2014, participou no Atelier Fidalga, com orientação de Sandra Cinto e Albano Afonso.

Curiosidades com o nome Betina

Na área de arquitetura e design de interiores, Betina é um nome muito comum, pois é o nome dado para um estilo de cadeira bastante popular. Aquelas cadeiras que tem um encosto baixo e normalmente são altas, próprias para bares e bancadas.

Bettina também é o nome de um filme em preto e branco argentino. Dirigido por Rubén W. Cavallott, trata-se de um filme sobre Joe Makia e Diego Santillán, realizado a partir da obra de teatro de Joe Makia, que estreou no dia 27 de fevereiro de 1964 e teve como protagonista Nora Cárpena, Enzo Viena, Sabina Olmos e Santiago Gómez Cou.

A banda brasileira Nego Joe tem uma música chamada Betina e o Zach Gill, compositor inglês, também deu a uma de suas cações o nome Bettina.

Outros nomes femininos com a letra B

 

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.