Publicidade

Manuela – Significado do nome, origem e popularidade

Existem milhares de nomes, entre nomes de meninas e nomes de meninos. Sendo assim, não é estranho que os pais fiquem com dúvidas na hora de escolher um nome para seu filho. Até porque é preciso escolher bem. Sabendo disso, confira o material que preparamos sobre o significado do nome Manuela e mais sobre esse nome.

Publicidade

Publicidade

Afinal, na hora de escolher um nome para dar a alguém, deve-se obter o máximo de informações sobre ele, pois é o nome que alguém vai carregar por toda sua vida. Sendo assim, para ajudar a escolher bem, confira tudo a respeito do nome Manuela.

Publicidade

Publicidade

Em resumi, aqui você vai descobrir todos os motivos para batizar sua filha com esse nome.

Origem e Significado do nome Manuela

Manuela é a forma feminina do nome masculino Emanuel. Ou seja, os dois nomes compartilham o mesmo significado. Portanto, o significado do nome Manuela é “Deus conosco”, pois Emanuel tem origem no hebraico Immanuel, que se forma através da união dos termos “immánu” (o qual quer dizer “conosco”) e “El” (que quer dizer “Deus, Senhor”).

Publicidade

Publicidade

Diante disso, a primeira vez que se usou o nome Emanuel foi entre os hebreus, para nomear o Messias, Jesus. Assim, também os gregos usaram esse nome como cristão. Da mesma forma, o povo do Império Bizantino.

Mesmo sendo um nome com significado cristão, o nome Manuela não consta na Bíblia, pois se trata de uma variante feminina para o nome Emanuel. Este, por sua vez, aparece na Bíblia. Sendo assim, se usa o nome Manuela para se fazer referência ao título bíblico Emanuel.

Inclusive, um significado bíblico para Manuela seria “aquela que está perto do Pai” ou “aquela que se aproxima do Todo-Poderoso”. Ou seja, esse significado reforça àquelas que têm esse nome a necessidade de se manter perto do Pai.

Uma personagem histórica de relevância com esse nome é a filha de Dom João III com Catarina de Áustria. A menina, então, se chamava Maria Manuela de Portugal e se casou com seu primo, o príncipe das Áutrias, Dom Filipe, no ano de 1543.

Maria Manuela, depois de dar à luz ao seu primogênito (e único filho) faleceu, deixando Dom Filipe viúvo aos 18 anos.

Popularidade do nome Manuela

Publicidade

Publicidade

O nome Manuela está no ranking 462° de nomes mais populares no Brasil de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, censo de 2010. Desde os anos 1970 se tornou cada vez mais crescente no registro civil de bebês do sexo feminino e chegou às primeiras posições do top nomes mais populares do ano de 2000.

Os estados brasileiros com maior tradição de uso do nome próprio são o Rio Grande do Sul, Bahia e Rio de Janeiro – nessa ordem. Veja mais no gráfico.Popularidade do nome ManuelaAlém disso, ainda no Brasil, só em 2019 o nome teve 3.272 registros. Na Espanha, Manuela ocupava em 2019 o ranking 40º.

Por sua vez, em Portugal, o nome perdeu relevância de maneira significativa, já que cada vez tem menos de 50 registros.

Personalidade do nome ManuelaPersonalidade nome Manuela

Aquelas que se chamam Manuela costumam ser prudentes. Desse modo, elas se deixam levar mais pela razão do que pela emoção. Ou seja, elas são pé no chão e tomam decisões com base na realidade.

Falando nisso, as representantes do nome Manuela podem ser inquietas e ter necessidade da segurança material.

Publicidade

Publicidade

Para tanto, elas não têm medo de ir atrás do que querem, mostrando personalidade firme e trabalhadora. Aliás, quem tem o nome Manuela costuma se mostrar leal às pessoas à sua volta.

Inclusive, por serem pé no chão, as representantes do nome não aceitam mudança repentina. Desse modo, preferem levar o tempo aceitável para conquistarem alguma coisa.

Às vezes, uma Manuela pode se mostrar insegura diante de mudanças, por isso precisa de boa ajuda nessas horas. Às vezes, também, por conta de sua determinação, pode se mostrar agressiva, mas é só relevar.

Curiosidades

Manuela (2017) é o nome da filha da apresentadora de televisão Eliana, nascida de uma gravidez de risco. Também, esse é o mesmo nome da jornalista e política Manuela D’ávila (1981).

Nomes semelhantes

  • Emanuela
  • Emanuele
  • Emanuelly
  • Manoela
  • Manel

A grafia do nome Emanuela no português é a mesma no italiano, alemão, romeno e espanhol. A partir daí surgiram os apelidos “Manuelita” e “Manola”. Já o alemão gerou “Manu”.

Elouise Lopes
Redatora da WebGo Content. Graduanda em Comunicação Organizacional na UTFPR, com experiência na área de Gestão de Pessoas e Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.