Publicidade

Tarot dos Orixás – Como funciona? Entenda os significados

O Tarot dos Orixás tem uma forte carga espiritual por trazer a energia dos orixás, portanto, apenas pessoas ligadas a Umbanda e ao Candomblé poderão decifrar corretamente as mensagens trazidas pelas cartas. O baralho do tarot dos orixás pode conter 77 ou 78 cartas e pode ser jogado de três formas: método das 3 cartas, tirada das 5 cartas ou em mandala, a depender da complexidade e finalidade das perguntas.

Publicidade

Significado dos Arcanos Maiores no Tarot dos Orixás

Nanã
No Tarot de Marselha representa “A Sacerdotisa”.

Publicidade

Representa a sabedoria feminina e o poder da intuição. Nanã é a deusa dos mistérios, senhora de muitos búzios, pode sintetizar a morte, a fecundidade e a riqueza. Esta também é a divindade das águas mais antiga e por isso representa a memória ancestral, a antiga mãe Iyá Agbà, mãe de Iroko, Obaluiaê e Oxumaré. Conhecer a própria vida e o próprio destino é conhecer Nanã.

Publicidade

Oxumaré
No Tarot de Marselha representa “A Temperança”.

Publicidade

Esta carta significa persistência, lute por aquilo que você quer.

Xangô
No Tarot de Marselha representa “O imperador”.

Esta carta representa as mudanças necessárias de forma justa. Xangô é força e poder, é imbatível e gosta disso, por isso persegue desafios. Mesmo sendo muito poderoso, é honrado por usar da justiça para mover suas ações.

Oxalá
No Tarot de Marselha representa “O papa”.

Publicidade

Publicidade

Oxalá representa a sabedoria na busca por uma resposta ou ajuda. No candomblé ele representa o criador de todos os outros orixás, sendo portanto esta energia do fazer, do início, da resolução.

Ossain
No Tarot de Marselha representa “O Mago”.

Esta carta representa autoconfiança e domínio das ferramentas da natureza. Pode indicar também que este é o momento de agir. Ossain detém o axé que desperta o poder do “sangue verde” das folhas. É nas folhas que está o poder da cura e dos milagres. Ossaim é orixá de grande fundamento e só possui uma perna, pois a árvore, base de todas as folhas, possui apenas um tronco.

Oxóssi
No Tarot de Marselha representa “Os Enamorados”.

Na tiragem representa um momento para confiar em si mesmo, nas suas forças e assumir o protagonismo da situação.

Iemanjá
No Tarot de Marselha representa “A Imperatriz”.

Na tirada, Iemanjá representa a criatividade e a conciliação de problemas. Iemanjá é a orixá que sustenta a humanidade, afinal é a mãe de todos. No candomblé, é considerada mãe de praticamente todos os orixás de origem Iorubá. Iemanjá é espelho e orientação, é a mãe que sempre tem um conselho, um ato de carinho. Por outro lado, também é capaz de criar tsunamis com sua ira, o que é raro, mas pode acontecer.

Ogum
No Tarot de Marselha representa “O carro”.

Esta carta representa uma continuidade em busca do objetivo final. Ogum é guerreiro e persegue os seus objetivos de forma implacável.

Obá
No Tarot de Marselha representa “A justiça”.

Publicidade

Publicidade

Na tiragem representa reflexão e descarte de situações e pessoas que não estejam sendo positivas. Obá é uma orixá ligada à água consciente de seu poder, que embora esteja relacionado à água, é de fogo.

Baba Egun
No Tarot de Marselha representa “A Morte”. 

Representa a renovação, a morte. Egum em Ioruba significa alma ou espírito.

Omulú
No Tarot de Marselha representa “O Eremita”.

Esta carta chama para uma urgência, atenção para os mínimos detalhes. Omulú é o orixá das curas e causas impossíveis. Tem relação com o fogo do centro da terra, com a origem e também com a morte.

Ifá
No Tarot de Marselha representa “A Roda da Fortuna”.

Representa grandes mudanças, um momento de reviravolta. Ifá era um Sistema de Divinação originário da cultura africana Yorubá.

Iansã
No Tarot de Marselha representa “A Força”.

Esta carta representa a força mais intensa e interna que existe em cada um. No Candomblé, Iansã é uma poderosa guerreira que sabe defender o que é seu.

Exú
No Tarot de Marselha representa “A Temperança”.

Publicidade

Publicidade

Na tiragem esta carta representa a liberdade. No Candomblé, Exú é o mais humano dos orixás e representa a transformação. É o Deus da ordem e é capaz de entender os conflitos humanos.

Oxun
No Tarot de Marselha representa “A Estrela”.

Esta carta representa o amor próprio. Oxun no Candomblé é a rainha de todas as riquezas. Generosa e digna, Oxum é a rainha de todos os rios e cachoeiras.

Ewá
No Tarot de Marselha representa “A Lua”.

Representa uma aventura, uma mudança. Ewá mora nas matas e é uma caçadora, considerada a senhora das possibilidades.

Ibeji
No Tarot de Marselha representa “O Sol”.

Anuncia um momento de contemplações. No Candomblé Ibeji é o Orixá criança e representa o novo, um início.

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.