Theo – Significado do nome, origem e popularidade

De origem grega, o nome Theo significa “deus” ou, ainda, “Deus supremo”. Podendo ser uma abreviação para o nome Theodoro, Theo foi um dos nomes que ganhou mais representantes em 2020, segundo divulgação do cartório. A seguir, você vai ler sobre Theo – Significado do nome e muito mais sobre esse nome de menino. Então, confira!

Origem e Significado do nome Theo

Significado nome Theo

A origem do nome Theo é grega. Além disso, esse nome é uma abreviação para Theodoro ou, na língua portuguesa, Teodoro. Da mesma forma, é a forma abreviada para Teobaldo. E outros iniciados por Teo ou Theo.

Então, esse nome masculino significa “deus” ou “Deus supremo”. Também, alega-se que esse nome significa “Deus altíssimo”, “Deus onipotente”, “Deus eterno”. Afinal, ele surge a partir de théos que, por sua vez, significa de maneira literal “Deus”.

Para John Wesley (que foi um clérigo anglicano e teólogo arminiano), o honorífico “excelentíssimo” se atribuía a governantes romanos. Desse modo, teria sido um personagem importante de Alexandria. De maneira semelhante, o Easton’s Bible Dictionar que é o Dicionário Ilustrado da Bíblia, dá a entender que Teófilo poderia ser, também, um oficial romano.

Afinal, Lucas se refere a Teófilo com o mesmo nome honorífico que Paulo se dirige a Festo em Atos 26:25. Então, Matthew Henry, que foi um comentarista da Bíblia e pastor presbiteriano inglês, levantou a hipótese de que Teófilo era patrono de Lucas, a quem dedica o livro.

Ou seja, Theo possui a mesma raiz etimológica que Teófilo (ou Theophilos) e são muitas as especulações sobre quem seria esse personagem.

Falando em raiz, vale dizer que a grafia para Theo se repete em língua distintas, como é o caso do holandês e do português. Mesmo assim, no português, esse nome varia (com th ou só t):

  • Théo
  • Téo
  • Teo

Entre elas, Téo é a variação mais comum.

Nome Theo na Bíblia

Para a Bíblia, então, o nome Theo tem a mesma raiz de Teófilo, portanto é uma abreviação para esse nome. Na Bíblia, os significados que predominam são o próprio “Deus” e “divindade”, que partem de uma tradução literal do nome.

Então, é uma forma de evidenciar a superioridade de Deus Pai, Todo-Poderoso. Assim, esse nome também estabelece uma relação entre o Criador e a beleza de Sua obra.

Nas escrituras sagradas, o nome Teófilo aparece no Novo Testamento, em Lucas 1:3. Veja só:

Eu mesmo investiguei tudo cuidadosamente, desde o começo, e decidi escrever-te um relato ordenado, ó excelentíssimo Teófilo.

Lc 1:3

Também como comentamos anteriormente, pouco se sabe sobre esse personagem, mas é sabido que Lucas dedicou esse livro a ele.

Popularidade do nome Theo no Brasil e no mundo

O nome Theo está no ranking 1.281° de nomes mais populares no Brasil de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, de 2010. Entre 1960 e 1960, esse nome cresceu razoavelmente.

Porém, a partir de 1990, ele passou de 382 representantes para 3.778. Ou seja, teve frequência crescente no registro civil de bebês do sexo masculino e chegou às primeiras posições do top nomes mais populares do ano de 2019 e 2020. Em especial em 2020, segundo o cartório, quando ocupou a 4ª posição entre os nomes mais populares de recém-nascidos.

Os estados brasileiros com maior tradição de uso do nome próprio são o Distrito Federal, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – nessa ordem. Veja mais no gráfico.Nome Theo - Significado do nome

Nos EUA, o nome ocupava a 195ª posição de nomes populares em 2019. Na Austrália, ocupava a posição 79ª nesse mesmo ano. Por sua vez, também no ano de 2019, Theo ocupava a 16ª posição, em países como a Inglaterra e a Scotland. Na Germânia, o nome ocupava a 14ª posição em 2020. Na Noruega, também em 2020, estava no ranking 31º.

Ou seja, o nome Theo não cresceu só no Brasil nos últimos anos, mas ao redor do mundo.

Personalidades famosas de nome Theo

A figura que se destaca com esse nome é o irmão mais novo do holandês Vincent Van Gogh. Pois seu nome era Theo Van Gogh (1857-1891), negociante de arte, com quem o artista trocou intensa correspondência.

Confira, abaixo, um retrato de Theo Van Gogh.

Theo Van Gogh
Theo Van Gogh, irmão de Vincent Van Gogh. (Imagem: Reprodução/internet)

Ainda na família Van Gogh, o bisneto de Theo chamava-se Theodorus (1957-2004) e foi um cineasta holandês.

Além deles, temos Theo van Doesburg (pintor e poeta holandês), Theo Jörgensmann (clarenista alemão) e Theo Walcott (futebolista profissional inglês).

Elouise Lopes
Redatora da WebGo Content. Graduanda em Comunicação Organizacional na UTFPR, com experiência na área de Gestão de Pessoas e Marketing Digital.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.