Publicidade

Akira – Significado do nome, origem e popularidade

Quando tem um bebê a caminho, uma das maiores preocupações é a escolha do nome. Afinal de contas, o nome é a principal identidade da criança, por isso deve ser bem pensado. Nesse sentido, é comum que os pais levem em conta muitos aspectos. Pensando nisso, vamos ver o significado do nome Akira e outros motivos para batizar seu filho com este nome.

Publicidade

Origem e Significado do nome Akira

Publicidade

O nome Akira tem origem no Japonês. Sendo assim, o nome é de uso masculino, mas também pode ser dado a meninas — assim, Akira é um dos nomes mais populares no Japão. O significado do nome Akira, desse modo, é “alegre”, “brilhante”. Inclusive, o nome também pode significar “o inteligente”.

Publicidade

Publicidade

Ou seja, o nome se refere àqueles que são iluminados pelo conhecimento.

Mas há outros significados, também, como “excelente outono”, já que o nome consiste na junção dos termos aki (“outono”) e ra (“bom”, “excelente”). Assim por diante.

Publicidade

Publicidade

Até porque, na cultura nipônica, é comum que os nomes das crianças tenham relação com a natureza, pois é um país que sente verdadeira admiração pela natureza e o equilíbrio, bem como a harmonia, que existem nela.

Sem falar que aqueles que pertencem à cultura japonesa acreditam que os nomes são bastante poderosos e, portanto, podem determinar como a criança vai ser no futuro.

Isto é, os japoneses são cautelosos na hora de dar um nome à criança, visto que acreditam que o nome tende a definir os desejos que a criança desenvolverá ao longo da vida.

Uma figura de destaque com este nome foi o cineasta japonês Akira Kurosawa, o qual viveu entre os anos 1910 e 1988. Este, com certeza, contribuiu para que o nome se tornasse ainda mais popular.

Inclusive, existem outras versões para esse nome, que se faz popular ao redor do mundo, e não apenas no Japão, como a versão feminina anglicizada Acair, que significa “âncora”.

Popularidade do nome Akira no Brasil

Publicidade

Publicidade

O nome Akira está no ranking 6.943° de nomes mais populares no Brasil de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, censo de 2010. Desde os anos 1930 se tornou cada vez crescente no registro civil de bebês do sexo masculino e chegou ao seu ápice no ano de 1940.

O nome Akira não conta com muitos portadores, já que não ultrapassa a marca de 268 registros de nomes masculinos. Porém, não dá para negar seu crescimento em duas décadas. Desse modo, após o ano de 1940 o nome Akira passou a decair.

Aliás, o nome também foi utilizado, no Brasil, como nome feminino. Sendo assim, em 1980, havia 20 registros femininos. Mais para frente, no ano de 1990, o nome contava com 22 registros e, então, cresceu para 68, até o início da década de 2000.

Os estados brasileiros com maior tradição de uso do nome próprio de gênero masculino e feminino são São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul – nessa ordem. Veja mais no gráfico.Popularidade do nome Akira

Nos Estados Unidos, o nome Akira ocupa o ranking 3.436º entre os nomes mais populares do país, o que sugere que seu uso é comum. Assim, no ano de 2012, havia 451 registros do nome.

Personalidade do nome AkiraPersonalidade do nome Akira

Publicidade

Publicidade

Em geral, os representantes do nome Akira costumam ser pessoas sábias e inteligentes. Assim, essas pessoas tendem a se adaptar às mais diferentes situações, já que são de fato espertas. Inclusive, muitas vezes, quem se chama Akira gosta de estar junto à família e a pessoas em quem confiam.

Ainda, aqueles que se chamam Akira são pessoas harmoniosas, que têm grande apreço pela paz. Desse modo, o quanto esses meninos ou meninas podem fazer para manter a calmaria em certo lugar (físico ou espiritual) eles fazem.

Aliás, os representantes do nome também se fazem conhecidos por buscarem compreensão, afeto e segurança. Em geral, busca, também, romper com os próprios limites e restrições. Assim, é fácil afirmar que quem tem esse nome gosta mesmo é de desafios.

Ainda, quem se chama Akira costuma ter e transmitir disciplina; são pessoas organizadas, confiantes e honestas.

Ou seja, Akira é uma pessoa em quem se pode confiar e conceder liderança.

Personalidades famosas

Publicidade

Publicidade

Entre as figuras famosas com esse nome está o cineasta Akira Kurosawa. Também, há destaque para o Akira Toriyama, criador de ‘Dragon Ball’.

Nomes similares

  • Acira
  • Akyra
  • Akiha
  • Akina

Elouise Lopes
Redatora da WebGo Content. Graduanda em Comunicação Organizacional na UTFPR, com experiência na área de Gestão de Pessoas e Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.