Publicidade

Anjo Miguel – Significado e História: confira tudo a respeito

Esse anjo, também denominado arcanjo, tem relação com a cura. Não é difícil, aliás, encontrar representações dele no catolicismo, pois se fazem presentes em igrejas e na casa de devotos. Afinal, os milagres do Anjo Miguel envolvem vivos e mortos. Confira, a seguir, tudo a respeito do anjo Miguel – Significado e História.

Publicidade

Significado do Anjo Miguel

Publicidade

A palavra “arcanjo” significa “anjo principal”, enquanto que “anjo” quer dizer “mensageiro”. Mais do que um anjo, Miguel é um arcanjo.

Publicidade

Publicidade

O nome de São Miguel Arcanjo, como chama a Igreja Católica, tem significado hebraico, que é “quem como Deus”. Segundo a Bíblica, São Miguel é um dos sete assistentes do Trono do Altíssimo, o que significa que ele é um dos príncipes do Céu e ministro de Deus, também.

Pela história do anjo Miguel e sua origem, não dá para negar que ele tem relação com a cura, assim como os textos bíblicos e documentos antigos, escritos por estudiosos, colocam tal fato em evidência.

Publicidade

Publicidade

Desse modo, no Antigo Testamento, o profeta Daniel chama o anjo Miguel de príncipe protetor dos judeus. Por outro lado, no Novo Testamento, ele é protetor dos filhos de Deus e de Sua Igreja.

Segundo o catolicismo, o arcanjo Miguel é enviado aos filhos de Deus para sua proteção e intercessão, já que, como São Paulo, viverão em “um bom combate” (referindo-se aos vencidos, que querem transformar os vencedores em perdedores também, ou, em outras palavras, falando da Tentação), até a segunda vinda de Deus à Terra.

Houve então um combate no Céu: Miguel e seus anjos combateram contra o dragão. Também o dragão combateu, junto com seus anjos, mas não conseguiu vencer e não se encontrou mais lugar para eles no Céu.

—  Apocalipse 12, 7-8

Ou seja, dessa forma, o anjo Miguel é um anjo que luta contra o Diabo e protege os filhos de Deus. Inclusive, ao todo, ele aparece na Bíblia 5 vezes.

História do arcanjo MiguelAnjo Miguel - Significado e História

Na Bíblia hebraica, o anjo Miguel aparece pelo menos 5 vezes, como mencionamos.

A primeira vez que o anjo Miguel aparece é em Daniel 10:13, quando um anjo aparece ao profeta Daniel, em uma visão, e lhe explica que só não apareceu mais cedo porque o príncipe da Pérsia (que é sinônimo para agente de Satanás, nesse sentido) conseguiu impedi-lo. Porém, com a ajuda do arcanjo Miguel, ele havia conseguido chegar a Daniel.

Publicidade

Publicidade

A segunda vez, então, que se menciona o anjo Miguel na Bíblia é ainda no livro de Daniel. Sendo assim, em Daniel 10:20 e Daniel 11:1, o anjo Miguel luta contra os príncipes da Pérsia e da Grécia e ainda recebe a ajuda do anjo que apareceu ao profeta Daniel.

Pela terceira e última vez no livro de Daniel em que se menciona o anjo Miguel, é em Daniel 12:1. Nesse passagem, afirma-se que o anjo Miguel deverá vir no fim dos tempos, com um papel importante.

Mais tarde, em Judas 1:9, se conta que, na época de Moisés (um descendente dos hebreus, obediente a Deus, que libertou seu povo do cativeiro do Egito), o arcanjo Miguel entrou em uma luta contra o Diabo pelo corpo de Moisés, quando ele morreu. Mas o arcanjo Miguel não entra em difamações e deixa a repreensão para Deus.

A última vez em que o arcanjo Miguel aparece na Bíblia é na passagem que mencionamos do livro do Apocalipse.

Então, a todo momento o anjo Miguel se mostra mais forte do que os outros anjos e que ajuda a lutar contra os elementos mais fortes do exército de Satanás. Por isso, ele é tido como um arcanjo.

Proteção do arcanjo Miguel

Publicidade

Publicidade

Quem acredita no arcanjo Miguel reza para poder encontrar paz ao longo da vida. Além, é claro, de ter proteção contra as coisas más que circulam pelo mundo. Diante disso, há uma oração voltada especialmente ao anjo Miguel.

Mesmo assim, as próprias autoridades religiosas afirmam que, para se ter a proteção divina de São Miguel Arcanjo, não é necessário seguir o catolicismo, nem conhecer história ou a oração especial a Miguel Arcanjo. Basta ter fé e rezar, pedindo proteção.

O anjo Miguel ajuda a todos os filhos e filhas de Deus, então é suficiente lhe fazer uma oração ao longo do dia para tê-lo por perto. Sem se esquecer de boas ações, é claro.

Elouise Lopes
Redatora da WebGo Content. Graduanda em Comunicação Organizacional na UTFPR, com experiência na área de Gestão de Pessoas e Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.