Gisele – Significado do nome, origem e popularidade

Escolher um nome para uma criança nem sempre parece fácil. Isso porque é o nome que ela vai levar por toda sua vida. Então, é preciso considerar vários pontos. Para ajudar, confira o material que preparamos sobre o nome Gisele – Significado do nome e mais, e descubra os motivos para dar esse nome à sua filha!

Origem e Significado do nome Gisele

O nome Gisele é nome de menina e tem origem no germânico geir, que significa “lança”. Assim, o significado do nome Gisele é “aquela que maneja a lança com destreza”, por extensão. Ainda, o nome significa “refém”.

Isso porque, vale dizer, se trata de uma variante do nome Gisela, que varia do nome do termo germânico Gisila, o qual tem o significado de “refém”, “penhor”, “garantia”.

A princípio, estudiosos afirmam que o nome Gisele pode ter se utilizado para se referir a uma criança dada como refém a uma corte estrangeira. Afinal, esse era um costume que as pessoas tinham na Idade Média, pois se tratava de uma forma de selar a paz entre dois reinos diferentes.

Então, era entregando uma criança, chamada Gisila, como refém para a corte que duas famílias nobres afirmavam sua amizade. Tudo isso para evitar guerras.

Na França, o nome se tornou bastante popular ao longo da Idade Média, sob a forma Gisèle. Sendo assim, o nome só chegou aos ingleses por volta do século 19, tornando-se comum apenas no século seguinte.

Mais adiante, o nome também ganhou popularidade no Brasil. Aliás, o nome ganha destaque por pertencer a mulheres importantes, entre modelos, atrizes e atletas.

Popularidade do nome Gisele no Brasil

O nome Gisele está no ranking 189° de nomes mais populares no Brasil de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, censo de 2010. Desde os anos 1970 se tornou crescente no registro civil de bebês do sexo feminino e chegou às primeiras posições do top nomes mais populares do ano de 1980.

Os estados brasileiros com maior tradição de uso do nome próprio são o Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná – nessa ordem. Ou seja, ficou bastante popular no sul do país. Veja mais no gráfico.Popularidade do nome Gisele

O nome Gisele também se faz presente ao redor do mundo. Inclusive, a preferência do nome é sob a variante francesa, Giséle, sob a justificativa de que é a versão mais bonita do nome.

Assim, no ano de 2019, o nome atingiu a marca de 3784 registros no país, desde 1923, quando começou a ser usado.

Pensando no ranking global, a variante do nome Giselle, com dois ‘l’, ocupa a posição 467º, entre os nomes mais populares.

Personalidade do nome GiselePersonalidade nome Gisele

As representantes do nome Gisele costumam ser pessoas bastante compreensivas. Em geral, tendem a ajudar pessoas, as ouvindo e dando os conselhos que podem, pois querem mesmo encorajar quem está à volta delas.

Dessa forma, aquelas que se chamam Gisele podem ser comunicativas e possuem energia positiva. Assim, elas contagiam outras pessoas com sua positividade. Além disso, essas meninas também são criativas.

As representantes do nome, então, não têm medo de se aproximar e conhecer outras pessoas, já que, no fim das contas, é algo que adoram fazer. Por conta disso, inclusive, podem parecer superficiais.

Ainda, essas meninas dão o seu melhor para que tudo que fazem saia em perfeitas condições. Isso porque elas prezam mesmo pela qualidade. Às vezes, contudo, podem se perder com tamanha concentração, esquecendo o mundo à sua volta.

Quem tem esse nome, portanto, costuma ser confiante. As representantes do nome Gisele têm inclinação para profissões que envolvam saúde, como medicina, enfermagem e medicina veterinária.

Em se tratando de alguém que se importa tanto com os outros e se dedica como se não houvesse amanhã, área de trabalho não podia ser mais adequada.

Personalidades famosas

Para começar, não podemos deixar de falar de uma das maiores celebridades do mundo: a supermodelo brasileira Gisele Bündchen. Afinal, essa mulher, fazendo jus ao nome, tem engajamento em filantropia e ativismo ambiental, também.

Inclusive, já esteve no meio das modelos mais bem pagas, reconhecida a mais bonita, no ano de 2000, pela revista Rolling Stone.

Também, há outro destaque com esse nome, que é a atriz Giselle Itié, atriz méxico-brasileira. Por sua vez, Itie teve destaque ao interpretar a personagem Bela, na telenovela Bela, A Feia.

Elouise Lopes
Redatora da WebGo Content. Graduanda em Comunicação Organizacional na UTFPR, com experiência na área de Gestão de Pessoas e Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.