Publicidade

Incenso de mirra – Para que serve? Dicas de uso

Os incensos têm uma presença milenar nas nossas vidas, visto que as origens remontam lá o Egito Antigo. Conforme traz a história, os incensos foram desenvolvidos por grandes mestres da espiritualidade e, desde a sua criação, estão relacionados a atrair e melhorar as nossas relações internas, além de purificar os ambientes.

Publicidade

Publicidade

Durante o Egito Antigo, os incensos se tornaram também uma das melhores formas de presentear alguém, visto que era considerada uma das melhores formas de estabelecer uma conexão especial com os deuses. Portanto, logo o incenso virou um valioso produto no comércio.

Publicidade

Publicidade

Para além do Egito, a prática de associar o incenso ao estabelecimento de uma conexão maior consigo mesmo e também com os deuses se expandiu e, hoje em dia, o incenso é amplamente difundido e está presente em várias culturas e países. Sendo comum o hábito de queimar incenso em diversas culturas e religiões.

O incenso de mirra é um dos mais poderosos, pois a mirra é uma erva repleta de propriedades e benefícios para a saúde. Originária do Norte do continente africano, em especial, na localização próxima ao Mar Mediterrâneo, a mirra está muito relacionada à cura e à purificação.

Publicidade

Publicidade

Desta forma, o incenso de mirra é usado em rituais que se propõem a eliminar as energias negativas, tanto energias externas, que estejam presentes no ambiente, quanto internas, que estejam causando conflitos internos, relacionados a sua própria forma de lidar e enxergar suas emoções.

Este incenso também renova as forças e estimula a harmonia e o conhecimento, além de acalmar, tranquilizar e purificar os ambientes. Então é bom sempre ter um incenso de mirra em casa para quando sentir que a energia deu uma pesada.

Planta de mirra

Dicas de uso

Com o passar do tempo o incenso se tornou um item muito acessível e também presente em nossas vidas, com várias aplicações e diferentes usos conforme as crenças e rituais de cada pessoa. Algumas dicas de uso deste incenso são:

Uso para ambientes

Sempre que você sentir que a energia de um ambiente está um pouco pesada, acenda um incenso de mirra em um canto do ambiente, é importante garantir que a fumaça do incenso se espalhe por todo o ambiente, então feche as janelas enquanto o incenso queima e assim que ele apagar, abra as janelas para ventilar.

Uso para meditação

Se você tem a prática de meditar, o incenso de mirra pode ser um excelente aliado, pois além de ajudar na concentração, também auxilia em processos de limpeza energética. Então naqueles dias que você estiver meditando e sentir que precisa de uma limpeza ou de algo que lhe ajude na concentração, tente o incenso de mirra.

Uso para atividades coletivas

Publicidade

Publicidade

Caso você frequente grupos de meditação ou ainda grupos de alinhamento energético, o incenso de mirra é muito indicado para o uso coletivo, pois tem influência tanto nas pessoas, individualmente, quanto nos ambientes.

Propriedades da Mirra

A Mirra é uma planta medicinal com diversas propriedades. Seu nome científico é Commiphora myrrha e suas propriedades são anti-sépias, antimicrobianas, anti-inflamatórias, anestésicas e adstringentes. Portanto, a sua aplicação se dá de diferentes formas e para diversas doenças.

Algumas doenças e dores que são tratadas com a Mirra: dor de garganta, inflamação na gengiva, afta, feridas na pele, problemas digestivos, contusões, artrite, tosse, asma, bronquite e gripe.

Além dessas funções, a mirra também pode ser usada para o tratamento diário de pele, pois suas propriedades antioxidantes são excelentes para a prevenção de rugas, linhas de expressão e também ara manchas ocasionadas pela acne, por exemplo.

O simbolismo da Mirra

Para as pessoas católicas a mirra também apresenta outros significados, pois na história do nascimento de Jesus, quando os três reis magos vão visitar Maria e José, assim que Jesus nasceu, eles levam consigo ouro, incenso e mirra.

Publicidade

Publicidade

Cada um desses presentes carrega consigo uma série de significados. O ouro é considerado o símbolo da perfeição divina, por ser um elemento que se torna maleável com o fogo e rígido ao esfriar, o incenso, que simboliza a pureza e também a conexão com o espírito santo. E a mirra, que representa o alívio para todo o sofrimento que Jesus viria a enfrentar ao longo da sua vida.

Diante desta cosmologia, a mirra é considerada uma erva sagrada, a qual os católicos recorrem diante de momentos de dificuldade, acreditando nos poderes curativos dela para além do corpo físico, atuando também na mente e no corpo espiritual, que se conecta com o divino.

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.