15 nomes de personagens femininas para batizar a sua filha

Desde sempre que os personagens da literatura, do cinema e da televisão servem como inspiração para encontrar nomes de batismo. Alguns nomes de personagens femininas, por exemplo, acabaram se tornando verdadeira febre logo após o lançamento de alguma obra.

Quando gostamos muito de uma personalidade ficcional que encontramos em alguma mídia, é comum que o nome que ela carrega, tome outros significados para nós. O interessante sobre isso é que, mesmo quando o nome anteriormente nunca nos chamou a atenção, após o encontro em uma viagem literária ou audiovisual, pode se tornar um dos nossos preferidos.

A seguir você vê 15 nomes de personagens femininas que podem acabar ganhando o seu coração, e um lugar na sua família, após conhecer a obra a qual ela aparece.

1 – Alice – Nomes de personagens femininas

O nome Alice já há alguns anos está na lista dos mais populares para o batismo de meninas. No final do século XIX e primórdios do século XX sua popularidade foi devido ao livro de Lewis Carroll “Alice no País das Maravilhas”. Mais tarde, já no século XXI, o interesse pelo nome voltou a crescer quando em 2008 os livros e filme da saga “Crepúsculo” ganharam fãs apaixonados no Brasil.

Na obra, Alice é a irmã preferida do vampiro Edward e melhor amiga de seu interesse amoroso. A doçura, bom humor e aparência de fada da vampirinha fizeram com que ela se tornasse a personagem favorita de muita gente.

Alice significa “de linhagem nobre”.

2 – Isabella

O nome Isabella foi outro que teve sua popularidade reanimada na mesma época que o nome Alice e também devido a mesma obra.

Isabella Swan (Bella) é a protagonista da história e ganhou diversas fãs que decidiram batizar suas filhas com o nome da mocinha.

Isabella significa “Deus é juramento” ou ainda “Pura, casta”.

3 – Clarice – Nomes de personagens femininas

Além de ser o nome de uma das escritoras favoritas dos brasileiros, Clarice também é o nome da protagonista da obra “O silêncio dos inocentes”.

A policial Clarice Starling é a responsável por investigar um serial killer, mas para isso precisa trabalhar com o infame médico canibal Hannibal Lector.

O nome Clarice significa “ilustre” ou ainda “luminosa”.

4 – Louisa ou Louise

O nome Louisa, e sua variação Louise, ganhou maior popularidade no Brasil nos últimos anos devido o lançamento da trilogia “Como eu era antes de você” da escritora Jojo Moyes.

Na obra, Louisa Clark é uma moça completamente fora dos padrões, extremamente divertida e paciente que conquista o coração do milionário, e tetraplégico, Will  Traynor.

O nome Louisa quer dizer “combatente gloriosa”.

5 – Anne – Nomes de personagens femininas

nomes de personagens femininas

Anne se tornou um nome popular após a estreia da série da Netflix, “Anne with an E” e da chegada da série de livros da mesmo obra ao Brasil.

Uma garota orfã, extremamente culta, sensível e romântica que conquista todos por onde passa.

O nome Anne significa “graciosa” ou “cheia de graça”.

6 – Arya

Um nome um tanto incomum, mas para os fãs de Game of Thrones, uma das personagens mais icônicas do mundo.

Na história, Arya é uma das irmãs do clã Stark que passa pelas piores provações que a vida poderia lhe dar, e vence cada um desses obstáculos. Se torna uma guerreira implacável e completamente independente.

O nome Arya significa “A leoa de Deus” ou ainda “aquela que é essencial”.

7 – Mônica

Mônica é o nome da protagonista das histórias em quadrinhos mais popular do Brasil e também o nome de uma das amigas do seriado “Friends”.

O nome Mônica significa “aquela que dá conselhos”.

8 – Anastácia – Nomes de personagens femininas

Anastácia é o nome da cozinheira mais amada da literatura infantil brasileira, “Sítio do Pica-pau Amarelo” e também o nome da princesa perdida do filme de mesmo nome da Disney.

O filme aliás, é inspirado na história real da princesa russa, Anastácia, que infelizmente não teve um final feliz como no filme.

O nome Anastácia quer dizer “a ressuscitada” ou ainda “a renascida”.

9 – Pollyanna

O nome Pollyanna voltou a se tornar popular nos últimos anos devido a produção da novela infantil do SBT, baseada na obra literária da escritora Eleanor H. Porter.

Um menina doce, que faz de tudo para enxergar o lado bom das coisas e procura ajudar os que estão ao seu redor, essa é a Pollyanna da história fictícia.

Esse nome significa “aquela que é pura e graciosa”.

10 – Cristina

Cristina é o nome de uma das personagens mais amadas do seriado Grey’s Anatomy.

A doutora Cristina Yang conquistou o público por sua inteligência, assertividade e por não ter papas na língua.

O nome Cristina significa “ungida de Deus” ou ainda “cristã”.

11 – Agnes

A filha caçula do Gru em “Meu malvado favorito” é uma das personagens mais adoráveis dos filmes de animação de todos os tempos.

O nome Agnes significa “pura como um cordeiro” ou ainda “casta”.

12 – Luna – Nomes de personagens femininas

Luna Lovegood é uma das bruxinhas mais amadas de Harry Potter e inspiração para um nome muito bonito para meninas.

Na história, Luna é completamente fora dos padrões da maioria das bruxas de sua idade, tem um coração de ouro e um modo só seu de ver as coisas.

O nome Luna vem do latim e significa “lua”.

13 – Lara – Nomes de personagens femininas

Lara Jean é o nome da protagonista dos livros e filmes “Para todos os garotos que já amei” e se tornou bastante popular.

Na história ela uma adolescente que escreve cartas para seus interesses amorosos sem entregá-las. Até que um dia, sua irmã mais nova decide enviar as cartas, causando uma enorme confusão para a irmã mais velha resolver.

O nome Lara significa “muda” ou “falante”.

14 – Helena

Helena foi o nome dado pelo dramaturgo brasileiro Manoel Carlos há maioria de suas protagonistas femininas nas novelas da rede Globo.

O nome Helena significa “tocha, luz”.

15 – Daphne

daphne nomes de personagens femininasO nome Daphne promete ser a nova sensação de nomes para meninas nos próximos anos. Isso porque a série “Brigerton” da Netflix estreou no final de 2020 e conquistou fãs pelo mundo todo.

Na história, Daphne é a filha mais velha da família Brigerton que está em seu ano de debutante na sociedade e acaba se apaixonando por um duque, que no entanto, fez promessa de não se casar jamais.

O nome Daphne significa “loureiro”.

Veja também: 15 nomes de rainhas poderosas para batizar a sua filha

Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.