Publicidade

15 nomes de rainhas poderosas para batizar a sua filha

No decorrer da história, muitos reinos ao redor do mundo foram regidos sob o centro de rainhas e não de reis. Essas mulheres, em sua maioria, se tornaram lendárias pela força que emanavam e firmeza com a qual tratavam as políticas de seus reinos, e por isso batizar meninas com nomes de rainhas pode ser um presságio de uma menina/mulher forte e independente.

Publicidade

Publicidade

Durante séculos e em várias sociedades, as mulheres eram impedidas de governar seus povos por meios de legitimidade, ou seja, por nascimento. Dessa forma, não importava se era a filha mais velha de um rei, por ser mulher ela não poderia entrar na linha de sucessão.

Publicidade

Publicidade

Sendo assim, só era possível que uma mulher se tornasse rainha por meio do casamento. Isso não impediu que ainda assim, muitas tivessem influência na decisão do reino.

Com o passar dos anos, isso acabou se modificando um pouco e as mulheres passaram a ser inseridas nas linhas sucessórias. Ainda assim, a pressão sobre elas eram muito maiores dos que as sofridas por reis, pois eram consideradas mais fracas.

Publicidade

Publicidade

Veja a seguir 15 nomes de rainhas poderosas com os quais você pode batizar a sua filha.

1 – Elizabeth – Nomes de rainhas

Elizabeth é um dos nomes de rainha mais conhecidos do mundo, visto que a rainha mais popular do mundo, e ainda viva, se chama assim.

Esse é um nome que batizou diversas rainhas da Europa, entre elas Elizabeth I, responsável por transformar o Reino Unido na maior potência econômica da Europa no século XIV.

Elizabeth quer dizer “Deus é abundância” ou “Deus é juramento” e também pode ter a forma de Isabel.

2 – Vitória

Vitória foi o nome da Rainha do império britânico durante a maior parte do século XIX. Ela reinou de forma inteligente durante 63 anos e é conhecida como uma das mais benevolentes e fortes rainhas de toda a história europeia.

Publicidade

Publicidade

O nome Vitória tem significado bastante literal e quer dizer “vitoriosa”.

3 – Ana – Nomes de Rainhas

Ana é um nome que batizou rainhas na Grã-Bretanha, França, Grécia, Dinamarca e diversos outros países.

A representante mais famosa desse nome foi Ana Bolena, praticamente a responsável pelo surgimento da Igreja Anglicana. Ana Bolena reinou por apenas 3 anos ao lado do marido o Rei Henrique VIII. Foi das rainhas mais polêmicas da história, pois desde o início sua ascensão ao trono foi envolta de acusações de ilegitimidade.

O nome Ana significa “Graciosa” ou ainda “Cheia de Graça”.

4 – Catarina

Catarina foi outro nome bastante popular entre as realezas tendo batizado rainhas no Reino Unido, França, Rússia entre outros.

Publicidade

Publicidade

As mais famosas representantes foram Catarina de Médici, considerada umas das mulheres mais poderosas da França e da Europa no século XVI. E a rainha Catarina de Aragão, primeira esposa do rei Henrique VIII.

Catarina quer dizer “pura, casta”.

5 – Maria – Nomes de rainhas

Maria é um nome popular em qualquer lugar do mundo e batizou plebeus, nobreza e realeza no decorrer da história. Foi o nome de rainhas britânicas, francesas, portuguesas, espanholas, escocesas entre outras diversas nacionalidades.

A mais famosa foi Maria Antonieta, última rainha da França, que juntamente com seu marido acabou sendo deposta pelo povo e guilhotinada.

O nome Maria significa “senhora soberana” ou ainda “vidente”.

6 – Beatriz

Publicidade

Publicidade

Outro nome de popular uso entre rainhas europeias foi Beatriz tendo sido usada para nomear as chefes dos reinos na Holanda, Portugal, Espanha entre outros países.

Beatriz Guilhermina Armgard é a mais recente rainha a ter esse nome. Foi governante dos Países Baixos entre 1980 e 2013, quando abdicou de seus poderes sobre o reino.

O nome Beatriz significa “aquela que traz felicidade”.

7 – Carolina – Nomes de rainhas

A rainha Carolina Matilde foi rainha consorte de Dinamarca e Noruega entre 1766 e 1775 quando faleceu.

Casou-se aos 15 anos com seu primo, rei da Dinamarca e divorciou-se do mesmo aos 23 anos, o que gerou escândalo em todo o reino.

Publicidade

Publicidade

O nome Carolina significa “mulher do povo” ou ainda “mulher doce”.

8 – Ema – Nomes de rainhas

Ema foi o nome de uma das rainhas dos Países -Baixos e também nome de Ema da Normandia rainha da Inglaterra por motivos de aliança entre esse reino e seu país, a Normandia.

Reinou até a morte de seu marido Etelredo II e mais tarde voltou a casar-se, dessa vez com Canuto II, rei da Dinamarca o que novamente a levou ao trono.

O nome Ema significa “todo, universal”.

9 –  Juliana

Juliana foi o nome da rainha dos Países-Baixos entre 1948 até 1980 quando, assim como sua mãe (e posteriormente sua filha) abdicou do trono.

Publicidade

Publicidade

O nome Juliana quer dizer “aquela dos cabelos negros” ou ainda “jovem”.

10 – Luísa

Luísa foi nome das rainhas da Prússia, Portugal e Dinamarca, sendo a mais famosa dela Luísa Gusmão, primeira rainha de Portugal da casa de Bragança.

O nome Luísa significa “guerreira gloriosa”.

11 – Sofia – Nomes de rainhas

Sofia é o nome de uma das mais recentes rainhas do mundo, Sofia da Grécia que foi rainha da Espanha até o ano de 2014.  Além dela, diversas outras mulheres com esse nome chegaram ao trono, em sua maioria por motivo do casamento entre elas, Sofia Charlotte.

Sofia Charlotte foi a primeira rainha de descendência negra da Europa, apesar de ter a pele clara. A rainha Sofia Charlotte foi representada recentemente no seriado Brigerton da Netflix.

Publicidade

Publicidade

O nome Sofia quer dizer “sabedoria, ciência”.

12 –  Margarida

A rainha Margarida II é recentemente a rainha da Dinamarca, sendo a primeira mulher a ascender ao trono do país por meio do nascimento.

Margarida só se tornou rainha porque em 1953 uma emenda constitucional permitiu que ela entrasse na linha de sucessão visto a impossibilidade de seu pai ter um filho homem.

O nome Margarida significa “pérola”.

13 – Letícia

Letícia é o nome da atual rainha da Espanha, Letícia Ortiz Rocasolano casada com o rei Filipe VI.

Publicidade

Publicidade

A história de Letícia é interessante, pois ela jornalista, ancora de uma TV espanhola antes de se tornar rainha.

O nome Letícia significa “mulher alegre”.

14 – Joana

Joana foi o nome da rainha de Castela e Leão no século XIV, reinos que deram origem ao que conhecemos hoje como Espanha.

O nome Joana significa “Agraciada por Deus” ou ainda “Deus perdoa”.

15 – Leonor – Nomes de Rainhas

Leonor foi o nome de uma das rainhas de Portugal, Leonor de Avis, casada com João II. Foi uma das primeiras rainhas pela casa de Bragança, colonizadora do Brasil.

Publicidade

Publicidade

O nome Leonor significa “A luminosa” ou ainda “Raio de sol”.

Veja também: 10 nomes femininos da umbanda para dar para a sua filha

Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.