Publicidade

Mãe Oyá – Significado e História

Agilidade e destreza e pleno movimento, ela é a Orixá do vento, além de ser a Orixá das tempestades e do raio, Seu número é o 9 ou o 7, conforme as linhas que a cultuam, por isso, são sete ou nove os raios que estão em sua coroa.

Publicidade

Publicidade

Na mão esquerda ela carrega uma espada já que é uma guerreira, lutadora insuperável, como Santa Bárbara, aí a razão pelo seu sincretismo com essa santa. No mesmo braço usa sete ou nove pulseiras do mesmo material que a coroa, ou seja de cobre, metal que lhe pertence.

Publicidade

Publicidade

No outro, uma de suas ferramentas em forma de espanador (feita de crina de cavalo), que serve pra espantar egunes, espíritos dos mortos cuja denominação é iruexim. Um colar como guia, de sua cor (vermelho ou marrom).

Esses elementos compõe a essência de mãe Oyá, que é temperamental e com certa vaidade que não permite que lhes coloquem rótulos ou estereotipem a sua vivência. Oyá também não gosta de limitações nem de parâmetros.

Publicidade

Publicidade

Também conhecida como Yansã, é a Orixá considerada a lutadora incansável, força para lutar que vem do próprio raio, descarregado em suas “veias”.

São muitas histórias que narram a sua força e habilidade para a luta. Inclusive com histórias que marcam lutas com grandes outros orixás como Ogum e Xangô, visto que ela abandonou Ogum para se juntar a Xangô, atraída pelo magnetismo irresistível dele.

Ela é uma das primeiras orixás femininas que baixaram e dançaram em terreiros brasileiros. Os passos de dança que marcam a sua presença são bem marcados, triunfantes e rápidos.

oya

Simbologias para Iansã

Essa Orixá representa a força da coragem, da luta, da vontade de da tenacidade, seus pensamentos são rápidos e, muitas vezes, representa também a teimosia em não permitir que o outro discorde. O temperamento de filhos de Iansã é versátil.

Isso significa que são pessoas que conseguem fazer vária coisas ao mesmo tempo, além disso, são viajantes e com alma de cigano não se permitem fixar por muito tempo em nenhum local ou situação, visto que a mudança é a principal precursora para a vida.

Publicidade

Publicidade

Inclusive, costumam ser pessoas que chegam a desprezar coisas mais tradicionais e convencionais, pois realmente buscam pelo novo em tudo aquilo que fazem. São amantes de desafios e tem grande inclinação para a pesquisa.

São as pessoas certas para iniciar projetos, tudo bem que muitas vezes surge um outro projeto e os filhos de Iansã partem para este novo estudo sem pensar duas vezes.

Mas esta energia inicial para fazer acontecer é muito potente nestes filhos.
Também são pessoas muito analíticas e possessivas com tudo aquilo que consideram que são sua propriedade.

Então costumam defender muito suas conquistas, não abrindo mão de sempre lembrar que foram os seus esforços que resultaram em todas consequências positivas.

Orações para Iansã

Veja duas opções de orações poderosas para Iansã

“Nossa gloriosa Mãe Iansã, receba-nos em seus braços, na certeza de que a senhora velará por nós. Defenda-nos das invejas, do negativismo e das demandas; que com seu vento a senhora varra todas as nossas dúvidas e que o fogo do seu amor aqueça os nossos corações. Iansã, rainha de Sango, rainha dos raios, contemplando a sua beleza, nós, seus filhos de fé e admiradores, num ato de humildade levamos nossos corpos ao chão, diante dos seus pés, numa prova de reverência, fé e amor. Senhora rainha, que a sua espada defenda todos os seus filhos e que a sua coroa brilhe nas nossas mentes, assim como brilha sempre ao raiar do sol e com isso possamos enxergar ainda mais os caminhos pelos quais nos vemos obrigados a passar. Neste momento de fé Iansã, olhe e abrande a dor dos seus filhos que padecem.

Eh pa hei Oya!

“Iansã, mãe e senhora dos ventos e tempestades, das horas aflitas e das almas perdidas.

Dona de todas as direções.

Operosa divindade em prol dos desígnios dos filhos de caídos sem norte e vontade.

Piedade para nós, criaturas que vivemos, à beira das tentações, dos abismos, alheios ao amor do pai Olorum.

Mãe, empresta-nos tua decisão e tua coragem, para o encontro do nosso próprio ser.

Daí-nos um roteiro de esperança e triunfo.

Erradicai a pobreza dos nossos sentimentos, orienta-nos para a verdade, dentro do caminho de devoção ao supremo doador.

Encoraja-nos senhora dos raios, para que nossa própria mente, siga uma só direção: amar a Olorum.

Êparrei Iansã!”

Quando fazer as orações?

Publicidade

Publicidade

A oração de Iansã pode ser feita a qualquer momento, de dia ou à noite. O mais indicado é fazer a oração na quarta-feira, que é o dia dela. Se no dia estiver chovendo ou dando relâmpago é melhor ainda, pois nesses casos os poderes de Iansã ficam mais fortes.

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.