Pedra de Sal – O que significa, propriedades energéticas e como usar

Pedra de Sal é o nome popular do mineral Sodalita um tipo de rocha mais encontrado na coloração azul escuro, mas que também pode ser verde, cinza, amarela ou violeta.

Seu nome quer dizer literalmente pedra de sal já que Soda significa sal Lita significa pedra. Foi assim batizada, pois sua composição mineral possui alto teor de sódio

É uma pedra muito utilizada na fabricação de semijoias e também na ornamentação de objetos de decoração. Apesar disso, esse seu uso só foi iniciado a partir do final do século XIX, antes disso não era considerado utilizá-la como ornamento de beleza.

Suas propriedades benéficas às energias já eram conhecidas desde a Grécia antiga, onde se acreditava ser um mineral capaz de elevar as capacidades artísticas dos indivíduos.

Veja a seguir mais informação sobre a pedra de sal  e os modos de usá-la em benefício ao bem-estar energético e espiritual.

Histórico da Pedra de Sal

pedra de sal

Como dito, os gregos da antiguidade acreditavam que a pedra de sal possuía a capacidade de elevar os talentos artísticos de quem as carregasse consigo. Dessa forma, muitos pintores, cantores, e artistas de todos os segmentos tinham uma peça dessas junto de si.

Na mesma época também era utilizada como canalizadora de energias de cura, proteção e capacidade de aprendizado.

Já no século XIX voltou a ganhar importância quando foi descoberta uma jazida de sodalita em Ontário no Canadá. As rochas da jazida eram tão bem preservadas que praticamente não haviam alterações significativas das pedras.

A beleza da caverna era tanta, que a princesa Patrícia de Connaught da Inglaterra que estava a passeio no Canadá a época, resolveu fazer uma visita e se encantou pelo aspecto do mineral. Decidiu por exportar uma quantidade das pedras para usar como ornamentação na decoração de sua casa na Europa.

A partir daí, o azul royal típico das pedras de sal, ficou conhecido como azul princesa e a popularidade do mineral foi crescente. Cada vez mais pessoas passaram a se interessar por ele e sem perder tempo, joalherias e fabricantes de objetos ornamentais passaram a utilizá-lo com frequência.

Leia também

Propriedades energéticas da Sodalita

A sodalita tem inúmeras propriedades energéticas ligadas a intuição e a expansão da consciência espiritual. Também ajuda no equilíbrio do metabolismo e emocional.

Em relação a saúde, atua na energização do sistema linfático e endócrino, sendo indicada para pessoas que desejam controlar o próprio peso, ou tem problema de tireoide e hormonais.

A pedra de sal também tem propriedade anti radioatividade, dessa forma, indica-se que profissionais que trabalham com máquinas de raio-x ou outros tipos de material radioativo a utilizem junto de si.

É uma excelente pedra para se utilizar durante a meditação, pois seu tom de azul é calmante e ajuda a  atingir os estados mais profundos de relaxamento da mente humana. Ela também estimula a abertura do terceiro olho espiritual o que oferece ao indivíduo uma maior capacidade intuitiva  e de autoconhecimento.

Como utilizar a pedra de sal

A utilização da pedra de sal pode ser de diversas maneiras e cada uma delas traz um tipo de benefício ao seu usuário.

A meditação com a sodalita deve ser feita por pelo menos 3 dias, dessa forma o campo energético resultado por ela se fortalece em volta do indivíduo e aumenta os seus benefícios.

Para evitar energias ruins dentro de casa e a promoção da sabedoria e saúde, é indicado manter uma pedra dessas sobre um móvel no quarto ou na sala.

Para afastar pesadelos e equilibrar a mente durante o sono, indica-se dormir com a sodalita sob o travesseiro.

Para tratar doenças e desequilíbrios do corpo físico, coloque a pedra sobre o local lesado e deixa ali por pelo menos meia hora.

Para ser constantemente beneficiado por suas energias, mantenha a pedra próxima ao corpo por meio de colares, aneis, pulseiras e outros tipos de ornamentos.

Como limpar e energizar o seu cristal

A sodalita deve ser limpa apenas com água e sal. Para isso, encha um copo com água e coloque um pouco de sal grosso. Em seguida mergulhe a sodalita no copo e deixe-a em repouso por 2 ou 3 horas.

Após o tempo, retire o cristal da água e seque-o bem com o auxílio de um pano macio.

Esse processo além de manter as pedras limpas, também ajuda a reenergizá-las para usos frequentes.

Veja também: Pedra Rubi: O que significa? Saiba como usar

Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.