Publicidade

Vinícius – Significado do nome, História, Origem e Popularidade

O nome Vinícius deriva da palavra, em latim, “vinum”. Então, é possível que você esteja pensando que se parece outra palavra que você conhece. Talvez, “vinho”, não? Pois, bem, esse é mesmo o significado do nome Vinícius.

Publicidade

Publicidade

Essa é uma curiosidade muito interessante sobre esse nome. Mas ainda há muito mais sobre ele que você precisa saber. Para saber sobre o significado, História e Popularidade desse nome de menino, confira a leitura a seguir.

Publicidade

Origem e Significado do nome Vinícius

Publicidade

O nome Vinícius deriva da palavra em latim “vinum”. Inclusive, usava-se essa palavra para designar o cultivo de videiras para vinicultura.  Em alguns casos, “vinum” era como se chamava a própria videira. Então, o nome Vinícius remete a vitalidade e prosperidade. Também, o nome pode se referir à vida como uma dádiva.

Em resumo, esse é um nome Latim do gênero masculino.

Publicidade

Publicidade

Entre os significados para o nome Vinícius, estão “vinho”, “vinicultor” ou “da natureza do vinho”. Ou seja, aquele cultiva uva e que tem voz agradável é Vinícius.

Por conta disso, quem tem o nome de Vinícius tende a ser uma pessoa ousada e criativa, que pode se destacar em qualquer grupo.

Inclusive, vale ressaltar que vinho é a bebida sagrada dos deuses, sendo a “bebida da imortalidade”, pois levava a uma embriaguez divina e à visão dos mistérios da vida. Além disso, Vinícius é um prenome romano. Depois disso, Vinícius também foi nome de uma classe de família romana.

Diante disso, dá para perceber que é um nome muito importante, desde a antiguidade. Nesse sentido, quem nomeia seu filho por Vinícius tende a ser  abençoado. Sobretudo, esse é um nome muito bonito.

Popularidade do nome Vinícius no Brasil e no mundo

O nome Vinícius está entre os 100 mais populares do Brasil. Mais precisamente, ele ocupa a posição 36° do ranking de nomes masculinos mais populares no Brasil de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Aliás, sua popularidade começou a escrever, quase discretamente, a partir de 1950. Porém, a partir da década de 1960 o nome só cresceu no registro civil de bebês do sexo masculino.

Publicidade

Publicidade

Nesse sentido, os estados brasileiros com maior tradição de uso do nome próprio são São Paulo, Rio Grande do Sul e Distrito Federal – nessa ordem. Veja mais no gráfico abaixo.Popularidade do nome Vinícius

Personalidade do nome Vinícius

Como comentamos anteriormente, quem tem o nome Vinícius são pessoas criativas e ousadas e que têm voz agradável. Além disso, todo nome que se inicia com a letra V refletem pessoas lúcidas e equilibradas. Portanto, com os Vinícius, não é diferente.

Ainda, os Vinícius são pessoas leais e disciplinadas. Isso quer dizer que eles são pessoas centradas e, assim, querem andar com outras pessoas centradas. De forma alguma, futilidade, covardia ou superficialidade combinam com sua personalidade. Desse modo, qualquer compromisso que Vinícius tenha é dever cumprido.

Também, do ponto de vista profissional, Vinícius é um bom colega, pois em geral costuma ser competente e sério. Inclusive, tende a encarar elogios de maneira muito reservada. Afinal, não querem que seu foco se desvie de maneira alguma.

Aliás, as melhores áreas com que os Vinícius se identificam são: Educação, Direito, Ciências, Finanças, Economia, Artes Plásticas e Escrita.

Publicidade

Publicidade

Ainda, do ponto de vista sentimental, Vinícius costuma ser bastante discreto e prefere que as pessoas ao seu redor hajam da mesma forma. Em geral, age com bastante charme e elegância. O único ponto negativo é sua seriedade que, em algum momento, pode se tornar intolerância.

Portanto, as pessoas que se chamam Vinícius, mesmo com sua discrição, são muito boas de lidar e se relacionar.

Celebridades que se chamam Vinícius

Vinícius de Moraes — Talvez o maior poeta, dramaturgo, escritor, compositor e diplomata brasileiro. Vinícius de Moraes é autor de “Soneto de Fidelidade”, uma das mais importantes obras da literatura Brasileira, da peça “Orfeu da Conceição”. Durante a segunda fase do Modernismo, Vinícius se destacou por seus contos eróticos e de amor. Além disso, a canção “Garota de Ipanema” é de sua autoria, sendo um dos precursores da Bossa Nova no Brasil.

Outros famosos:

  • Vinícius Machado (ator brasileiro)
  • Marcus Vinícius Dias (jogador brasileiro de basquetebol)
  • Vinícius de Oliveira (ator brasileiro)
  • Vinícius Jr (futebolista brasileiro)
  • Vinicius D’Black (cantor brasileiro)
  • Vinícius Góes Barbosa de Souza (futebolista brasileiro)
  • Vinícius Redd (ator, roteirista e compositor brasileiro)

Elouise Lopes
Redatora da WebGo Content. Graduanda em Comunicação Organizacional na UTFPR, com experiência na área de Gestão de Pessoas e Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.