Tornar-se mãe é uma grande responsabilidade até na hora da escolha do nome. Afinal, não se pode dar qualquer nome a um filho. Por isso, para as mamães religiosas esse é um momento não tão simples, já ele precisa de nome ligado ao que é espiritual e bíblico. Pensando nisso, fizemos uma lista com 15 nomes femininos católicos para dar para a sua filha. Confira os nomes e o que eles representam na fé católica.

15 nomes femininos católicos

(Imagem: Pixabay/Miguel Perez)

1. Maria

Maria é a personagem bíblica feminina de maior força, visto que é a mãe do menino Jesus. Por essa causa, Maria é muito respeitada pelos católicos, afinal foi ela quem deu seu “sim” para gerar a criança em seu ventre. Aliás, ela era virgem quando ficou grávida e se manteve pura até o fim de sua vida.

Entre todas as mulheres, Maria foi quem foi quem deu vida, amor e educação a Jesus. Além disso, foi ela quem O acompanhou por toda a vida, até mesmo em Sua crucificação.

Por todos os seus feitos, o nome de Maria tem muita força e pode ser uma bela escolha de nome para da sua filha!

2. Madalena

Maria Madalena, por sua vez, foi a mulher de quem Jesus expulsou sete demônios e, a partir de então, seguia a Jesus e seus apóstolos. Fora que Maria Madalena foi a primeira de um grupo de mulheres a admirar Jesus, de longe, na crucificação. Foi ela a mulher, inclusive, que permaneceu sentada em frente ao sepulcro.

Assim, Maria Madalena, retornando no dia seguinte com outras mulheres para ungir o corpo de Jesus, deparou-se com a figura de um anjo, que lhes ordenava dar a boa nova (a ressurreição de Jesus Cristo). Diante disso, Maria Madalena aparece junto à Virgem Maria ao pé da cruz.

Portanto, esse é outro nome católico feminino que você pode dar à sua filha.

3. Nazaré

Nazaré, segundo a Bíblia, era a terra natal de José e Maria. Por esse motivo, é um dos nomes mais importantes na fé católica, pois representa a morada daqueles que criaram Jesus Cristo. Inclusive, é assim que se refere, muitas vezes, à mãe de Jesus: Maria de Nazaré.

Ainda, esse também se trata do local onde aconteceu a Anunciação de Jesus para Maria (quando o anjo Gabriel apareceu para Maria e anunciou que, entre todas, ela foi a escolhida). Além disso, Jesus foi nessa terra que Jesus passou sua infância e para onde voltou quando já tinha 30 anos.

Então, esse nome também tem amplo significado no catolicismo. Portanto, é um dos 15 nomes femininos católicos que podemos sugerir.

4. Ana

Ana era o nome da mãe de Maria. Ou seja, este era o nome da avó de Jesus. Santa Ana casou-se com São Joaquim e, apesar de ter permanecida estéril por muito tempo, ela enfim conseguiu engravidar. E, assim, mesmo em idade avançada, gerou Maria que, por sua vez, gerou Jesus.

5. Bárbara

De maneira resumida, Bárbara foi uma jovem santa que, depois de 17 anos trancada em uma torre pelo próprio pai, Diáscoro, foi morta por ele por não renegar a sua fé cristã.

6. Sara

Sara foi esposa de Abraão. Enquanto Abraão tinha seus cem anos de idade, Sara tinha noventa. Mas Deus fez um milagre em suas vidas e lhes um filho, ao qual chamaram Isaque.

7. Lídia

Lídia também foi uma mulher santa. Afinal, ela e seus familiares estavam entre os primeiros a aceitarem o cristianismo na Europa. Aliás, Lídia é descrita como “adoradora de Deus”.

8. Pilar

O título mais antigo da Virgem Maria é o de Nossa Senhora do Pilar. O significado de Pilar é o de uma coluna, de determinado material, que sustenta uma construção. Nesse sentido, conta-se que Maria, a mãe de Jesus, fez uma aparição em duas cidades da mesma forma: envolta por uma coluna de luz. Então o nome.

9. Fátima

Outro título da Virgem Maria é o de Nossa Senhora de Fátima. Porém, desta vez, sua aparição foi para três pastorinhos, em Portugal.

10. Mariana

Mariana é, em resumo, um adjetivo que deriva de Maria. Sendo assim, ele pode significar “que pertence a Maria” ou “que se relaciona com Maria”.

11. Luz

Do título Nossa Senhora da Luz, o nome está relacionado com as festas cristãs da apresentação do menino Jesus no Templo e da purificação de Nossa Senhora.

12. Lurdes ou Lourdes

A referência que se faz deste nome é a uma cidade no sul da França, onde a Virgem Maria teria feito uma aparição a uma camponesa. Depois de Paris, a cidade acabou se tornando o maior destino turístico da França e o terceiro maior destino religioso do mundo. Por isso, inclusive, Nossa Senhora de Lourdes.

13. Rosário

O rosário é uma devoção a Nossa Senhora, que consiste em 150 Ave Marias, formada por 15 Ave Marias iniciais e um Pai Nosso.

14. Piedade

Piedade é um tema de arte cristã em que Maria aparece com Jesus criança morto em seus braços.

15. Estela

Entre os nomes natalinos mais comuns está Estela. Afinal, é oriunda de “Stella” em latim, que significa “estrela”, que é a sinalizadora da localização de Jesus na noite de seu nascimento.

Essa foi a lista de 15 nomes femininos católicos que você pode dar à sua filha!