Você provavelmente já deve ter ouvido falar na famosa “Lua de Sangue”, com o nome desse fenômeno sendo bem explicativo, pois a lua fica literalmente vermelha nos céus. Se você nunca viu esse fenômeno com os seus próprios olhos e quer vê-lo no futuro, veja quando a próxima lua de sangue acontecerá!

(Imagem: Yu Kato/ Unsplash)

(Imagem: Yu Kato/ Unsplash)

Por quê o fenômeno “Lua de Sangue” acontece?

Uma Lua de Sangue só pode acontecer durante um eclipse lunar, ou seja, quando a Terra, o Sol e a Lua estão perfeitamente alinhados e a Lua é completamente coberta pela sombra da Terra projetada nela, diferentemente de eclipses solares, quando a luz do Sol é coberta pela Lua.

Embora eclipses não sejam eventos raros, com mais de um podendo acontecer durante o ano, existem tipos diferentes de eclipses, como o parcial e o total (também chamado de “superlua”), com o total sendo quando a lua está na sua fase cheia, e com o parcial sendo quando a lua está em qualquer outra das suas fases.

Para que a Lua de Sangue aconteça, é necessário que o eclipse seja total, ou seja, a lua precisa estar na sua fase cheia e no ponto mais próximo entre ela e a Terra, conhecido como “perigeu”. Quando a lua fica atrás da Terra durante o eclipse, os raios solares não conseguem chegar até o satélite, com a sombra do nosso planeta obscurecendo a lua.

Porém, ainda sim existem alguns raios solares que conseguem chegar até o satélite, pois o Sol emite luz de todas as cores, porém nem todas são visíveis a olho nu.

Durante o eclipse, raios solares das cores azuis e branca são espalhados e dispersados por toda a atmosfera terrestre, enquanto raios de outras cores, como vermelho, amarelo e marrom, conseguem escapar da atmosfera do planeta e acabar refletindo na superfície da lua atrás da Terra, fazendo com que o satélite brilhe em uma cor avermelhada.

Mas vale a pena lembrar que nem sempre a lua pode sair vermelha durante um eclipse lunar total, pois dependendo da densidade das partículas atmosféricas, a lua pode ser vista em uma cor próxima ao marrom, amarelo, laranja ou até mesmo em uma cor acastanhada ao invés de vermelho, com a fumaça e poluição na atmosfera também interferindo na coloração da lua durante o eclipse.

Quando a próxima Lua de Sangue aparecerá nos céus?

Embora uma superlua não seja difícil de ser vista, com o fenômeno acontecendo toda vez que a lua atinge a sua fase cheia a menos de 24 horas do perigeu, uma lua de sangue por sua vez é algo raro de ser visto, pois ela só acontece durante eclipses lunares quando a lua entrou no seu período de superlua.

Segundo a NASA, uma Lua de Sangue pode acontecer pelo menos uma vez a cada todo ano, porém há exceções, pois em 2015, foram registradas duas luas de sangue durante o ano. O último registro desse fenômeno foi em agosto de 2022, porém é esperado que ele não se repetirá até 2025.

Além disso, a Lua de Sangue (e a superlua também) podem ser observados com facilidade de quase todas as partes do mundo, e o que torna esses eventos ainda melhores é que eles podem ser observados a olho nu, mas ao usar um telescópio ou uma luneta é possível ver o fenômeno com muito mais detalhes.

Há também uma série de mitos e lendas que circundaram a Lua de Sangue ao longo dos séculos, por exemplo, algumas religiões acreditavam que essa lua representava a chegada de profetas, guerras, tragédias, apocalipses etc. Atualmente são pouquíssimas as pessoas que acreditam nisso, acreditando-se que as religiões usavam fenômenos astronômicos para marcar o começo e términos de eras.

Gostou de ler? Pois aproveite e confira também:
Tarot: 5 cartas que você NÃO quer tirar em uma leitura