15 nomes de deusas da mitologia para batizar a sua filha

Os deuses e deusas de diversas culturas podem servir de inspiração para a escolha do nome de crianças.  Sendo assim, nesse texto nós separamos 15 nomes de deusas com os quais você pode batizar a sua filha.

Os nomes de deusas são muito interessantes, pois sempre acabam representando um significado forte e poderoso. Sendo assim, para aqueles pais que não desejam usar nomes comuns nas crianças, a busca pelos significados desses pode ser mais apropriado.

A seguir você pode conferir uma lista com o significado, além de conhecer um pouco sobre a deusa a qual o nome foi dado primeiramente.

Ísis – Nomes de deusas

Ísis vem da deusa egípcia da vida e da magia e significa “nascer de si mesma” ou ainda “dona do trono” que no caso pode ser traduzido como a deusa das deusas.

Hella

Hella é a deusa nórdica do reino dos mortos filha de Loki e de Angurboda. É a responsável pelo julgamento das almas que chegam ao sub-mundo e também a guardiã dos segredos do além-vida.

Esse nome pode ser traduzido como “aquela que esconde” ou ainda “ocultar”.

Gaia – Nomes de deusas

Gaia era a deusa grega da Terra e das profecias. Segundo a mitologia, foi a deusa responsável por trazer a luz os Titãs.

Nos conhecimentos naturais atuais representa a Mãe Terra e por assim dizer, a Natureza.

Em tradução quer dizer literalmente “Terra”.

Diana

Diana na mitologia romana era a deusa da caça, da Lua e dos animais selvagens. Foi representada nas histórias em quadrinhos como a princesa Amazona que se tornaria a Mulher Maravilha.

O nome Diana significa “divina, celestial”ou ainda “aquela que ilumina”.

Íris – Nomes de deusas

Na mitologia grega, Íris era a deusa do arco-íris e a mensageira do Olimpo.

Esse nome significa “a mensageira” ou ainda “a que leva mensagens pela palavra”.

Flora

Flora na mitologia romana, é a deusa responsável por fazer com que as plantas floresçam na primavera. É a deusa da renovação de tudo aquilo que é plantado: árvores, flores, cereais e outros alimentos.

O nome flora quer dizer “florida”, “repleta de beleza” ou ainda “perfeita”.

Aurora – Nomes de deusas

Aurora era a deusa do amanhecer na mitologia romana. Segundo as lendas, a deusa se renovava todas as manhãs e saia sobrevoando os céus anunciando a chegada de um novo dia.

O nome Aurora significa “o nascer do sol” ou ainda “a que nasce do oriente”.

Atena

Atena é a deusa da guerra e da sabedoria segundo as crenças mitológicas gregas. É uma das filhas de Zeus e era considerada a protetora dos guerreiros, tecelões, poetas e filósofos.

O nome Atena significa “louvor aguçado” ou ainda, segundo acreditava o filósofo Platão “a mente de Deus”.

Juno – Nomes de deusas

Juno era a deusa romana do casamento, da gravidez e do parto. Segundo acreditava-se ela era a deusa protetora das famílias e do bem-estar financeiro dos romanos.

Uma curiosidade sobre esse nome é que no filme “Juno”, estrelado por Ellen Page, Juno é uma adolescente grávida que decide encontrar uma família para quem entregar seu bebê, sendo uma perfeita ironia em relação a deusa romana.

Essa curiosidade também está relacionada ao significado do nome que quer dizer”força vital” o que indicaria, justamente, uma deusa mais jovem.

Leia também

Brígida

Brígida era uma deusa celta, cultuada na Irlanda antes da chegada do cristianismo ao país. Era conhecida como a deusa triplice chama por ser representada por três “profissões” distintas, no caso: médica, ferreira e poetisa.

O nome Brígida significa “a sublime”.

Cibele – Nomes de deusas

Cibele foi uma deusa cultuada por diversos povos, especialmente em Frígia, mas por isso não há exatamente apenas uma origem para a adoração a sua imagem. Era a deusa da proteção.

O nome Cibele significa “a grande mãe dos deuses” ou “espírito criador de calor”.

Selene

Selene era filha de Titãs e considerada a deusa da Lua. O significado do nome pode estar associado a palavra grega selas que quer dizer”luz”.

Irene

Irene é a deusa grega da primavera e da paz e é comumente associada aos atos de reconciliação e cooperação.

Segundo a lenda, é uma das “Deusas Horas”, ou seja, uma das três deusas que se acreditava serem responsáveis pelas estações do ano.

O nome Irene significa “a pacificadora”.

Fréia

Na mitologia nórdica, Fréia é a deusa do amor, da beleza, luxúria e fertilidade.

O nome Fréia significa “senhora”.

Afrodite

É quase a correspondente da deusa Fréia, no entanto na mitologia grega. Dessa forma, afrodite é a deusa da beleza, do amor e da luxúria.

O nome Afrodite significa “nascida da espuma”.

Veja também: 15 nomes de personagens femininas para batizar a sua filha

Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.