15 nomes de santas para batizar a sua filha – Confira aqui!

15 nomes de santas para batizar sua filha

Um dos trabalhos mais importantes da maternidade é o de escolher um nome para sua filha. Portanto, para te ajudar, separamos 15 nomes de santas para você batizar a sua filha. Confira a seguir.

1. Cecília

Esse nome, que origina do latim, significa “cega” e, ao mesmo tempo, “sábia”. Pois, para os romanos, referia-se a pessoas com conhecimentos mais profundos. Afinal, os cegos eram os que melhor enxergam a verdade.

Aliás, Santa Cecília é a padroeira da música! Inclusive, sua festa é comemorada no dia 22 de novembro.

2. Joana

O nome Joana significa “Deus é cheio de graça”, “a graça e misericórdia de Deus” ou “agraciada por Deus”, e, ainda, “Deus perdoa”. Desse modo, o nome Joana tem origem no latim.

Dentre as mulheres que teriam servido a Jesus junto com Maria Madalena, encontra-se uma mulher chamada Joana. Além disso, outra referência é Joana D’Arc, padroeira da França. Afinal, esta tem reconhecimento por sua chefia militar durante a Guerra dos Cem Anos.

Em suma, esse nome, além de bonito, possui muita representatividade.

3. Verônica

Para começar, Verônica significa “portadora da vitória” ou, ainda, “imagem verdadeira”. Assim, o nome é uma forma latinizada do nome Berenice.

Em geral, esse nome pode ser usado para dizer que a filha é uma vitória para a família, seja por dificuldades que os pais enfrentam, seja por um parto difícil. Às vezes, pode ser usado para dizer que a filha é uma bênção, apenas.

4. Bernadete

Por sua vez, Bernadete quer dizer “forte como uma ursa”. Aliás, esse nome é uma versão diminutiva de Bernarda.

Inclusive, Santa Bernadete ficou conhecida por ter visões com a Virgem Maria, na cidade francesa de Lourdes.

5. Adélia

Por outro lado, Adélia significa “nobre” e tem origem germânica. Afinal, Santa Adélia foi, antes de ser conhecida como santa, imperatriz da Alemanha. Assim, fazia muitas doações e orações. Porém, mais adiante, a imperatriz abriu mão da riqueza e do luxo.

Nesse contexto, se já fazia muito pelos pobres, passou, então, a fazer muito mais.

6. Edite

Este nome quer dizer “guerreira feliz” e tem origem, inclusive, no inglês antigo.

Aliás, esse nome surgiu na Inglaterra, por volta do século X, através da filha do rei Edgar, conhecida como Santa Edite (ou Eadgyth, nesse caso).

7. Laura

Laura é um nome que significa “loureiro”, “vitoriosa” ou, ainda, “triunfadora”. Aliás, ele origina do latim laurus.

Sobretudo, este é o nome de uma santa espanhola vivida no século IX. Afinal, trata-se da história de uma mulher que virou freira depois da morte de seu marido. Foi atirada viva em um poço por muçulmanos, quando era abadessa.

8. Heloísa

Heloísa significa, por sua vez, “saudável”, “saudavelmente larga”, “combatente gloriosa”, “guerreira famosa” e “famosa na guerra”.

Santa Heloísa foi uma santa vivida no século XII. Portanto, depois que seu marido foi castrado por seu tio, passou a dedicar-se à vida religiosa. Inclusive, de maneira semelhante a Santa Laura, tornou-se abadessa.

9. Karina

Este nome significa “pura”, “carinhosa”, “casta” ou “amável”. A propósito, ele é uma variante do nome Catarina. Nesse contexto, Santa Catarina foi uma santa que viveu no século XV, conhecida por ser muito sábia. Aliás, é padroeira dos filósofos, educadores, estudantes e também das donzelas.

10. Ana

Entre os 15 nomes de santas, está Ana, que quer dizer “graciosa” ou “cheia de graça”. Esse nome, inclusive, vem do original, em hebraico, Hannah, e posteriormente do latim Anna. Santa Ana é conhecida por ser a mãe da Virgem Maria e, por conseguinte, avó de Jesus Cristo.

11. Martina

Martina é um nome cujo significado é “pequena guerreira”, “deus da guerra” ou, ainda, “dedicada ao deus Marte”. Aliás, é um nome que se origina no latim.

Além disso, é o nome de uma santa a qual ficou conhecida por sofrer torturas e ser morta ainda virgem.

12. Catherine

O nome Catherine significa “pura” ou “casta”. Assim como Karina, este também é uma variante de Catarina. Porém, Catherine é uma variante francesa.

Dessa forma, ele também é uma homenagem a Santa Catarina.

13. Filomena

“Eu sou amada”, “amada fortemente” ou, ainda, “filha da luz divina” é o que significa o nome Filomena.

Esse foi o nome de uma mártir grega vivida no século III, que nasceu para despertar a Fé de seus pais. Quando recusou o pedido de casamento do Imperador romano Dioclesiano, ele a sequestrou e torturou por um mês. Então, já enfraquecida, a menina teve uma visão com Nossa Senhora, A qual lhe prometeu proteção divina.

Assim, todas as vezes em que Dioclesiano mandava que assassinassem Filomena dois anjos apareciam para impedir. Dessa foram, muitas pessoas se converteram ao cristianismo até que, então, em oração, Filomena foi decapitada.

14. Adelaide

O nome Adelaide significa “de qualidade nobre” ou “de nobre linhagem” e tem origem germânica.

Santa Adelaide, por sua vez, foi uma santa que viveu no século X, que era a rainha da Inglaterra.

15. Eulália

O nome Eulália quer dizer “aquela que fala bem” ou “eloquente”. Inclusive, este nome tem origem grega.

Santa Eulália, que foi um epíteto do deus grego Apolo, nasceu por volta do século III, no município espanhol Mérida, onde é padroeira.

Enfim, esse foi o último nome da lista de 15 nomes de santas para você batizar sua filha! Esperamos ter ajudado.

Elouise Lopes
Redatora da WebGo Content. Graduanda em Comunicação Organizacional na UTFPR, com experiência na área de Gestão de Pessoas e Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.