Pedra sabão – O que significa, características e como usar

Pedra-Sabão, também conhecida como Esteatito ou Pedra Talco, é uma das pedras mais versáteis do mundo e pode ser utilizada para diversas finalidades.

A historicidade do uso dessa rocha pode ser mapeada até milhares de anos antes de Cristo e em variados locais do mundo. Os Vikings, por exemplo, usavam a pedra-sabão para confeccionar utensílios e objetos para uso próprio e também para vendas exteriores.

Da mesma forma, diversas tribos das Américas faziam uso do material para produzir artigos que eram utilizados em seus rituais de purificação, como cachimbos e recipientes para a queima de ervas.

Sendo um tipo de rocha facilmente moldável e resistente, a pedra-sabão é utilizada para fazer esculturas e construções. Além disso, sua facilidade em reter e distribuir o calor, faz dela um dos melhores materiais para confeccionar panelas e outras ferramentas de uso culinário.

Amplamente encontrada em Minas Gerais, no estado ela é utilizada para fazer artesanatos como objetos de decoração, pilão de sais e ervas, canecas e as já citadas, panelas.

Uma das esculturas mais famosas do mundo que foi feita com pedra-sabão, é o Cristo Redentor localizado no Rio de Janeiro. O material foi escolhido para revestir a obra por conta da sua alta resistências aos radicais livre e também as variações de temperatura.

Características da Pedra-Sabão

A pedra-sabão é um tipo de rocha de textura macia e bastante escorregadia, característica, aliás, que lhe rendeu o nome.

Seu outro nome de “pedra talco” lhe foi dado, pois esse é um dos principais minerais presentes em sua composição. Em alguns exemplares, é até possível visualizar uma fina camada desse talco (esteatita) sobre a rocha.

A pedra pode ter cores variando do cinza até o verde e a maleabilidade de sua superfície depende da temperatura e pressão feita sobre ela.

Tem excelente condução térmica, como já dito antes, e por isso é um material muito utilizado na construção de lareiras. Além disso, as panelas construídas com o material são naturalmente antiaderentes, o que pode tornar os alimentos cozidos nela mais saudáveis visto a não necessidade do uso de gorduras.

Propriedades energéticas e místicas da Pedra-Sabão

O uso da pedra-sabão como rocha ou cristais de energia é pouco conhecido. Apesar disso, essas pedras são bastante utilizadas em sessões de massagens relaxantes graças, novamente, a sua capacidade de retensão e condução de calor.

Do viés místico relacionado a saúde, acredita-se que a pedra-sabão pode fortalecer o coração e agir na regularização da tireoide e do sistema endócrino em geral.

Leia também

Como conservar esse tipo de pedra

pedra sabão

Tanto a pedra em si, quanto os objetos como esculturas ou panelas feitos a partir dela, tem uma maneira correta para ser conservados. Esses pequenos cuidados garantiram a durabilidade e aspecto sempre bonito do material.

Em relação aos objetos utilizados para cozinhar ou que por um motivo ou outro serão levados ao fogo, antes de utilizá-los pela primeira vez é importante seguir o cronograma a seguir:

  • A peça precisa ser lavada com água salgada e secada em seguida.
  • É importante untar as panelas com óleo vegetal e aguardar 24 horas para então poder utilizá-la.
  • É preciso aquece-la por igual e só então começar a cozinhar.

Quando for limpar os objetos utilizados na cozinha, aconselha-se que se aguarde o esfriamento completo do material antes de colocá-lo sobre a água fria. Para higienizá-lo são utilizados apenas água com vinagre ou água com limão.

É importante nunca utilizar sabão, detergente ou outros produtos químicos para limpar os utensílios de cozinha feito de pedra-sabão. Isso porque, por ser uma superfície mineral, pode acontecer a absorção desses produtos e a transferência para os alimentos em um uso posterior.

Onde encontrar a pedra-sabão?

A pedra-sabão e seus derivados não são muito difíceis de serem encontrados no Brasil. Diversas casas de artesanato e até lojas específicas de materiais para cozinha, comercializam produtos feitos do material.

Para quem está de viagem marcada para o estado de Minas Gerais, por exemplo, consegue encontrar facilmente artesanatos e outras mercadorias fabricadas com a pedra.

Veja também: Pedra São Tomé: O que significa? Saiba como usar

Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.