7 nomes Sânscritos femininos e seus significados – Confira aqui!

Escolher um nome para sua filha não é uma tarefa fácil, visto que as possibilidades são infinitas. Até porque, quando acabam os nomes em um idioma, existem outros, e assim por diante. Desse modo, para ajudar, separamos 7 nomes sânscritos femininos que você pode dar para sua filha. Portanto, confira cada um deles e seus significados a seguir.

1. Anika

O nome Anika significa “exército” ou “esplendor”. Afinal, deriva da palavra sânscrita Aneek, que por sua vez significa “destemido”, “luz”, “exército”. Aliás, esse é um dos nomes da Deusa Durga, a qual, segundo o Hinduísmo, se criou através da energia de outros deuses durante uma batalha.

Sendo assim, é dos nomes sânscritos femininos mais importantes. Também, vale ressaltar que é um nome muito comum na Eslovênia e, por outro lado, bastante raro no Brasil.

2. Deva

O nome de origem sânscrita Deva, por sua vez, significa “deusa dos deuses”. Afinal, devas são deuses regentes da natureza, para o Hinduísmo.

Assim como Anika, é dos nomes sânscritos femininos mais importantes. Inclusive, esse é o nome de uma cidade na Romênia. Entre outros aspectos, esse nome deriva da raiz div que quer dizer “resplandecente” e “brilhante”. Dessa forma, a palavra como adjetivo se atribui a algo divino, celeste ou, ainda, glorioso.

3. Gita

Para quem tem forte relação com o mundo da música, essa é uma bela opção. Afinal, o nome sânscrito Gita significa “música” ou “canção”. Apesar de não ser muito popular fora da Índia, nem mesmo no Brasil, esse é, com certeza, um dos nomes mais bonitos para aqueles que gostam mesmo de canção.

Aliás, Raul Seixas possui um álbum e um música com mais de 40 anos chamados “Gita”. Gita, aliás, foi o seu 3º álbum solo.

4. Mera

O nome Mera, por sua vez, tem significado “oceano” ou “mar”. Também, ele pode significar “próspera”.

Ele é considerado um dos diminutivos de Meera, derivado de Mira. Aliás, Meera Bai ou Mirabai foi uma grande poetisa mística hindu e tem obras populares em toda a Índia. Também, ela foi uma princesa indiana do século XV e XVI, a qual dedicou sua vida a escrever hinos de devoção ao deus Krishna.

No universo das séries de televisão, a história de Mirabai ganha força em 2009, através de uma série indiana com esse nome. Também, ela ganhou impulso com a série Game Of Thrones, com a personagem Meera Reed, que é dura e sábia.

Para resumir, esse é um nome adorável e de muita força.

5. Rana

O nome Rana significa “rainha” ou “rei”. Esse foi o nome de uma dinastia hindu, que governou o Reino do Nepal de 1846 a 1951. Inclusive, essa dinastia foi que reduziu os monarcas de outra dinastia, denominada Shah, a uma figura simbólica.

Assim, a dinastia Rana fez com que os cargos de primeiro-ministro e outros cargos importantes do governo se tornassem hereditários.

Aliás, é um nome de popularidade mediana no Brasil, pois começou a ganhar força nos anos 2000. Talvez, em detrimento da popularidade da série de televisão Hannah Montana —  que, diga-se de passagem, possui outra origem e outros significados, portanto.

6. Pryia

Esse nome que tem origem no sânscrito, por sua vez, significa “amada” e “querida”. Esse é um nome muito comum na Índia, sendo um dos mais utilizados no Nepal, Bangladesh, Sri Lanka e Tailândia.

Sobre esse nome no Hindu, vale dizer que ele pertenceu a uma das vinte filhas do Rei Daksa, filho de Brahma, por sua vez. Por isso, Pryia é também um dos nomes mais importantes no universo indiano. Por isso, é bastante comum no subcontinente indiano.

Inclusive, esse é um nome que ganhou popularidade, também, no Brasil. Isso graças às série de televisão The Big Bang Theory, com a personagem Pryia Koothrappali.

7. Nalanda

O nome Nalanda significa “doadora de conhecimento”. Afinal, essa é uma palavra que se origina no sânscrito e é uma combinação de três outras palavras: Na + alam + Daa. Assim, o nome significa “sem interrupção do conhecimento”.

Nalanda, inclusive, foi o nome de uma das primeiras universidades do mundo. Nesse sentido, as diferentes escolas de Taxila ensinavam muitas disciplinas. Ou seja, era conhecimento de sobra nesse contexto.

Também, no budismo, Nalanda é o nome de uma cidade perto de Rajagaha, a uma légua de distância, a qual o próprio Buda visitou e na qual permaneceu. Portanto, Nalanda tem significado muito importante para os budistas.

Elouise Lopes
Redatora da WebGo Content. Graduanda em Comunicação Organizacional na UTFPR, com experiência na área de Gestão de Pessoas e Marketing Digital.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.